Fengfu - Vaso Governador 16
Palácio do Vento
Ponto de encontro dos Vasos Governador e Yang de Conexão
Ponto do Mar da Medula
Pino da Janela de Hemen
Ponto Fantasma de Sun Si-miao
Localização
Na linha média da nuca, na depressão imediatamente abaixo da protuberância occipital externa.
I. A protuberância occipital externa é encontrada como a proeminência óssea na base do crânio na linha média, embora em alguns indivíduos possa ser difícil de sentir;
II. Este ponto fica aproximadamente 1 cun acima da linha posterior do cabelo.
Agulhamento
Inserção perpendicular ligeiramente inferiormente, 0,5 a 1 cun.
Nota: de acordo com vários textos clássicos, este ponto é contra-indicado à moxabustão.
Cuidado: o canal espinhal fica entre 1,5 e 2 cun de profundidade em relação à superfície da pele, variando de acordo com a constituição do corpo. A inserção perpendicular profunda ou oblíqua superior é, portanto, estritamente contra-indicada.
Indicações
Peso do corpo com aversão ao frioi calafrios com suor, inchaço e dor na garganta, obstrução dolorosa pelo vento, todos os tipos de doença do vento, lesões pelo vento.
Dor de cabeça, vento na cabeça, as cem doenças da cabeça, tontura visual, tontura, visão turva, sangramento nasal, olhos fixos para cima, perda repentina da voz, incapacidade repentina de falar após insolação, língua flácida com incapacidade de falar, insolação, dormência das pernas, hemiplegia, hipertensão.
Mania, fala incessante, andar louco e desejo de cometer suicídio, tristeza e medo com palpitações de medo.
Dificuldade em respirar, calor no peito, vômitos incessantes, icterícia.
Dor no pescoço com incapacidade de virar a cabeça, torcicolo.
Comentários
Nas Questões Essenciais, o Imperador Amarelo diz: "Ouvi dizer que o vento é o começo de uma centena de doenças; qual é o método de tratá-lo pela acupuntura"? Seu conselheiro Qi Bo responde "O vento entra do exterior causando calafrios, suores, dor de cabeça, peso no corpo e aversão ao frio. Trate-o agulhando Fengfu VG16".
O vento, que pode ser de origem externa ou interna, é um fator patogênico Yang que, portanto, tende a afetar as porções externa e superior (Yang) do corpo. O vento externo fere predominantemente a cabeça e a porção superficial do corpo, enquanto o vento interno se agita para cima e assedia a parte superior do corpo. O navio governante é conhecido como o 'mar dos canais Yang' e, embora muitos de seus pontos sejam eficazes para eliminar o vento externo e interno, o Fengfu VG16 (Palácio do Vento) é preeminente para esse propósito. Sua importância no tratamento de ambos os tipos de distúrbios do vento é enfatizada em Investigação ao longo dos Pontos dos Canais da dinastia Ming, no qual o autor Yan Zhen-shi, disse que Fengfu VG16 é indicado para "todos os tipos de doenças do vento".
Quando o vento patogênico invade a parte externa do corpo e prejudica a capacidade do qi defensivo de aquecer a pele, haverá aversão ao frio e tremores. Se o qi defensivo estiver deficiente e os ataques de vento patogênicos, pode ocorrer o padrão conhecido como desarmonia do qi nutritivo e do qi defensivo, caracterizado por calafrios e tremores acompanhados de suor. A aplicação de Fengfu VG16 no tratamento deste padrão particular de distúrbio do vento taiyang é enfatizada no Tratado sobre Lesões Causadas pelo Frio, que diz: "No distúrbio de taiyang, prescreva inicialmente Gui Zhi Tang (decocção de galho de canela). Se isso causar agitação, agulha Fengchi VB20 e Fengfu VG16 então (mais uma vez) prescrevem novamente Gui Zhi Tang. A recuperação seguirá". Se o vento patogênico entrar nos canais e colaterais e penetrar nas articulações, pode haver dor migratória e dor, conhecida como 'obstrução dolorosa do vento'.
Em todos esses casos, o Fengfu VG16 é indicado.
Fengfu VG16 é de igual importância no tratamento do vento interior que deriva da desarmonia do Zang Fu, particularmente do Fígado, e sobe para o pescoço, cabeça e cérebro. Portanto, é indicado para dor de cabeça, vento na cabeça, tontura, visão turva, olhos arregalados e insolação. O Fengfu VG16 não apenas é capaz de descer o vento patogênico da cabeça em tais casos, mas também é um ponto importante para nutrir o cérebro. De acordo com o Pivot Espiritual, Fengfu DU-16 é um ponto do mar de medula, "Seu ponto acima é o topo da cabeça; abaixo dele está Fengfu" e "Quando o mar de medula está em excesso, então há leveza do corpo e muita força e o eu de uma pessoa excede o nível normal; quando o mar de medula é insuficiente, há uma sensação de turbilhão no cérebro, tontura, zumbido, dor na parte inferior das pernas, comprometimento da visão, indolência e desejo de dormir ". O amplo efeito de Fengfu VG16 na região da cabeça é ainda mais enfatizado pela declaração de Sun Si-miao nas Mil Fórmulas de Ducados de que Fengfu VG16 trata "as cem doenças da cabeça" e pela alternativa nome Xingxing (Clear Headedness) dado a este ponto no clássico Músicas para Manter sua Manga.
Devido à localização do Fengfu VG16 na região do pescoço, o pivô da cabeça, bem como à sua capacidade de eliminar o vento e nutrir o mar de medula, o Fengfu DU-16 é um ponto importante no tratamento da dor de cabeça, vento na cabeça e distúrbios do pescoço. O termo vento frontal tradicional tem dois significados principais. Em primeiro lugar, é usado para se referir a dores de cabeça severas, duradouras e recorrentes (por exemplo, mi graine) que são recalcitrantes ao tratamento, em contraste com um único incidente de dor de cabeça. Em segundo lugar, descreve uma condição decorrente do ataque do vento exterior que invade os canais da cabeça e causa cefaléia, tontura e desvio da boca e dos olhos. Embora indicado principalmente para dor de cabeça occipital (região de taiyang), como seria de se esperar de sua localização, Fengfu VG16 é um ponto de encontro do Vaso Governador com o Vaso Yang de Conexão. Este vaso extraordinário também conecta todos os canais Yang, e conecta especificamente com pontos importantes para dor de cabeça como Benshen VB13 até Fengchi VB20 no lado lateral da cabeça e Touwei E8 na testa. Fengfu VG16 pode, portanto, ser agulhado em dores de cabeça na região shaoyang (temporal) ou yangming (frontal) quando o patógeno primário é o vento. No que diz respeito ao pescoço, a capacidade do Fengfu VG16 de beneficiar esta região é enfatizada no Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão, que relata como o grande médico do século II Hua Tuo tratou o imperador Wu da era dos Três Reinos para torcicolo. É relatado que assim que Hua Tuo perfurou Fengfu VG16, o imperador foi curado.
É um reflexo da teoria do Yin-Yang que, quando o excesso se acumula na parte superior do corpo, muitas vezes há uma deficiência correspondente abaixo, e isso é confirmado na afirmação da clássica Canção para Manter a Manga "quando as pernas e os pés estão doentes, escolha Fengfu VG16". A capacidade do Fengfu VG16 de tratar a dormência das pernas reflete o princípio declarado no Clássico Interno do Imperador Amarelo "Quando a doença está abaixo, selecione [pontos] de cima".
Embora o Coração seja citado com mais frequência como a residência do espírito, desde seus primórdios a medicina chinesa (particularmente na tradição taoísta) foi capaz de manter a crença concomitante de que a cabeça e o cérebro também influenciam o espírito. Assim, as Questões Essenciais diziam “a cabeça é a residência da inteligência”, Sun Si-miao nas Fórmulas dos Mil Ducados dizia “A cabeça é o líder supremo, o lugar onde o espírito do homem se concentra” e Li Shi-zhen dizia “ O cérebro é a residência do espírito original". O vaso Governador entra no cérebro em Fengfu VG16, que também marca sua borda inferior, enquanto outro ramo do vaso passa pelo Coração. Fengfu VG16 é, portanto, indicado para vários transtornos mentais, como mania, fala incessante com incapacidade de descansar, andar louco e desejo de cometer suicídio, bem como tristeza e medo com palpitações de medo.
Foi incluído sob seu nome alternativo de Guizhen (Almofada Fantasma) por Sun Simiao em seus 'treze pontos fantasmas' para o tratamento de transtorno maníaco e epilepsia.
Finalmente, Fengfu VG16 é um dos dez pontos listados no Capítulo 2 do Pivô Espiritual que passaram a ser conhecidos como pontos da Janela do Céu. Compartilha com os demais pontos deste grupo a capacidade de:
I. tratar dores de cabeça e tonturas,
II. descer qi rebelde (vômito),
III. tratar distúrbios da garganta,
IV. beneficiar os órgãos dos sentidos (olhos, nariz e língua) e
V. tratar o início súbito de distúrbios (incapacidade repentina de falar após uma insolação, perda súbita da voz).
Combinações
"No distúrbio de taiyang, prescreva inicialmente Gui Zhi Tang (decocção de galho de canela). Se isso causar agitação, injete Fengchi VB20 e Fengfu VG16 e, em seguida, represcreva Gui Zhi Tang. A recuperação ocorrerá" (Tratado sobre lesões por frio).
As cem doenças causadas por lesões causadas pelo frio: Fengfu VG16 e Fengchi VB20 (Ode de Xi-hong).
Dor na garganta: Fengfu VG16, Tianchuang ID16 e Laogong CS8 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Perda de voz: Fengfu VG16 e Chengjiang VC24 (Suplementando a Vida).
Insolação, flacidez da língua e perda súbita da voz: Fengfu VG16 e Yamen VG15 (Espelho Dourado).
Dor nos olhos com incapacidade de ver: Fengfu VG16, Fengchi VB20, Naohu VG17, Yuzhen B9 e Shangxing VG23 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Rinite com sangramento nasal: Fengfu VG16, Erjian IG2 e Yingxiang IG20 (Grande Compêndio).
Rigidez e dor no pescoço com incapacidade de virar a cabeça: Fengfu VG16 e Yinjiao VG28 (Suplementando a Vida).
Rigidez e dor na cabeça e nuca com rotação difícil: Fengfu VG16 e Chengjiang VC24 (Ode do Dragão de Jade).
Mania, fala incessante sem descanso: Fengfu VG16, Kunlun B60 e Shugu B65 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Caminhada louca com desejo de cometer suicídio: Fengfu VG16 e Feishu B13 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Caminhada louca: Fengfu VG16 e Yanggu ID5 (Grande Compensação).
Entorpecimento frequentemente em virtude da bebida: Fengfu VG16 Yaoshu VG2(Fórmulas dos Mil Ducados).
Referências bibliográficas:
Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008
Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004