Xiaxi - Vesícula Biliar 43
Fluxo Fixado
Ponto ying-nascente do canal da Vesícula Biliar
Ponto Água do canal da Vesícula Biliar
Localização
Entre o quarto dedo e o dedo mínimo, 0,5 cun proximal à margem da teia.
Agulhamento
I. Inserção perpendicular 0,3 a 0,5 cun;
II. Inserção oblíqua dirigida proximalmente, 0,5 a 1 cun.
Ações
Limpa o calor e beneficia a cabeça, orelhas e olhos
Limpa o calor úmido do canal e reduz o inchaço
Indicações
Dor de cabeça, tontura, tontura visual, hipertensão, vermelhidão e dor no canto externo, coceira nos olhos, surdez, zumbido, dor nos ouvidos, dor e inchaço na bochecha e região submandibular.
Plenitude e dor no peito e na região costal lateral, dor no peito com incapacidade de virar para o lado, abscesso na mama, abscesso na mama descarregando.
Amenorréia, rigidez e dor no hipogástrio, inchaço dos quatro membros, dor em todo o corpo, doença febril com ausência de sudorese, sudorese copiosa, malária, mania.
Dor errante, dor no joelho e na coxa, inchaço e dor na face lateral do joelho, vermelhidão, inchaço e dor no dorso do pé, calor na sola dos pés, umidade, erosão e rachaduras entre os dedos, contração dos cinco dedos.
Comentários
De acordo com o Clássico de Dificuldades em G~, os pontos de mola são indicados para 'calor no corpo'. O canal da Vesícula Biliar atravessa os lados da cabeça, entra no ouvido e se conecta com o olho. Xiaxi VB43, o ponto ying-nascente do canal da Vesícula Biliar, é indicado para o calor do Fígado e da Vesícula Biliar que sobe ao longo do canal até a cabeça e dá origem a sintomas como dor de cabeça, tontura, surdez, zumbido, dor de ouvido, vermelhidão e dor no canto externo e coceira nos olhos. É interessante notar, no entanto, que embora muito utilizada para cefaléia unilateral na prática clínica moderna, a cefaléia não é mencionada como uma indicação para este ponto em nenhum dos principais textos clássicos, embora Xiaxi VB43 apareça em combinações de pontos para vento frontal.
Tanto a Vesícula Biliar quanto o canal da Vesícula Biliar são propensos a sofrer de umidade-calor. É um princípio geral dos canais, mais claramente visto nos canais Yang da perna, que os pontos próximos ao joelho (especialmente os pontos he-sea) tratam o Fu interno, e os pontos mais distais (especialmente o jing-poço e o pontos ying-fonte) tratam desordens do canal. Embora não seja aplicável para umidade-calor que aflige o Fu da Vesícula Biliar, portanto, Xiaxi VB43, como convém à sua localização distal, é um ponto importante para umidade-calor (geralmente em combinação com estagnação de Qi) que congestiona o canal, causando inchaço em vários regiões do corpo. Na parte superior do corpo é indicado para inchaço da bochecha ou região submandibular. No peito, é capaz de tratar a dor no peito e na região costal lateral, abscesso da mama e descarga do abscesso da mama (refletindo tanto o caminho do canal tendinoso da Vesícula Biliar para os seios quanto a estreita relação entre o canal do Fígado acoplado à Vesícula Biliar e o seios). Na parte inferior do corpo, pode ser usado para umidade e calor que descem e causam inchaço no joelho, dedos ou dorso do pé, erosão úmida e rachaduras entre os dedos.
Combinações
Vento frontal: Xiaxi VB43, Shangxing VG23, Qianding VG21, Baihui VG20, Yanggu ID5, Hegu IG4, Guanchong TA1 e Kunlun B60 (Grande Compêndio).
Deficiência auditiva e surdez: Xiaxi VB43, Ermen TA21, Fengchi VB20, Tinghui VB2 e Tinggong ID19 (Grande Compêndio).
Dor na região submandibular originando zumbido e dificuldade auditiva: Xiaxi VB43, Wangu ID4, Yanggu ID5, Jianzhen ID9 e Zuqiaoyin VB44 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Inchaço da região submandibular com trismo: Xiaxi VB43 e Yanggu ID5 (Cem Sintomas).
Inchaço e nódulos em sabre na axila: Xiaxi VB43, Yangfu VB38 e Taichong F3 (Mil Fórmulas de Ducados).
Abscesso, ulceração e inchaço da mama: Xiaxi VB43 e Tianxi BP18 (Fórmulas Mil Ducados).
Dor e rigidez do hipogástrio: Xiaxi VB43 e Daimai VB26 (Suplementando a Vida).
Dor na face lateral do joelho: Xiaxi VB43 e Yanglingquan VB34 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Os cinco tipos de hemorróidas: Xiaxi VB43, Weizhong B40, Chengshan B57, Feiyang B58, Yangfu VB38, Fuliu R7, Taichong F3, Qihai VC6, Huiyin VC1 e Changqiang VG1 (Grande Compêndio).
Referências bibliográficas:
Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008
Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004
Comments