top of page
Foto do escritorDr. Sergio Akira Horita

VB39 Xuanzhong


Xuanzhong - Vesícula Biliar 39

Sino Suspenso


Ponto de encontro hui para a Medula


Localização

Acima da articulação do tornozelo, 3 cun acima da proeminência do maléolo lateral, entre a borda posterior da fíbula e os tendões do fibular longo e curto.

Localize um palmo proximal à proeminência do maléolo lateral.


Agulhamento

Inserção perpendicular 1 a 1,5 cun. O praticante deve usar o dedo indicador de uma das mãos para separar os tendões fibulares da fíbula, para enfatizar o sulco.

Agulha no sulco, primeiro ligeiramente posteriormente por 0,5 cun e depois perpendicularmente, para evitar atingir a fíbula.

O movimento do tornozelo do paciente após a punção pode resultar em uma agulha torta. Por esta razão, este ponto deve ser agulhado por último e o paciente instruído a não mover a perna após a agulhagem.


Ações

Beneficia os tendões e os ossos

Beneficia o pescoço

Dissipa vento-umidade

Limpa o fogo da Vesícula Biliar

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Rigidez e dor no pescoço, distúrbio de atrofia, obstrução dolorosa crônica, sobrecarga de vento com peso do corpo, lesão por patógeno frio levando à sobrecarga, sobrecarga de deficiência, tendões contraídos e dor nos ossos, dor no quadril, dormência e dor de joelho e perna, ciática, Qi da perna, entorse da articulação do tornozelo, flacidez do pé.

Hemiplegia, dor de cabeça, tontura, obstrução dolorosa da garganta, sangramento nasal, secura do nariz.

Distensão e plenitude do tórax e abdome, contrafluxo de qi e tosse, sensibilidade e dor na região costal lateral, inchaço da axila.

Plenitude do abdome em crianças com incapacidade de comer ou beber, plenitude e distensão do coração e do abdome, calor no estômago, falta de prazer em comer, diarreia aquosa.

Lesão pelo frio levando ao calor com febre persistente, hemorróidas, agitação e plenitude, mania, ansiedade, indignação e raiva, os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa.


Comentário

Xuanzhong VB39 é o ponto de encontro hui para a 'medula' que é a fonte tanto do 'mar de medula' (o cérebro) quanto da medula óssea. Há pouca evidência em textos clássicos da capacidade de Xuanzhong VB39 para nutrir o mar de medula, em outras palavras, para tratar doenças da cabeça e do cérebro, e até mesmo dor de cabeça e tontura são indicações modernas, e não tradicionais.

Já o Xuanzhong VB39 tem forte ação em beneficiar a medula óssea, tendões e ossos e é indicado para uma ampla gama de distúrbios caracterizados por fraqueza, flacidez, contração e dores nos membros.

Esta última ação é complementada por sua capacidade de dissipar vento-umidade. De acordo com as Questões Essenciais, "Na obstrução óssea dolorosa, o fator patogênico atinge os Rins; na obstrução dolorosa dos tendões, atinge o Fígado". Na obstrução dolorosa crônica, portanto, a retenção prolongada de vento-umidade que prejudica os tendões e os ossos acabará por esgotar o Fígado e os Rins e, portanto, a medula. A deficiência prolongada do Fígado e dos Rins e a insuficiência da essência, resultando em desnutrição dos tendões, também podem dar origem ao distúrbio de atrofia. Por sua ação de nutrir a medula e beneficiar os tendões e ossos, Xuanzhong VB39 é, portanto, indicado tanto para obstrução dolorosa crônica quanto para distúrbio de atrofia, daí as referências ao uso de Xuanzhong VB39 na invasão de vento com peso do corpo, lesão por patógeno frio levando a tributação e tributação de deficiência. O termo taxação aqui denota a deficiência extrema que surge devido à retenção crônica de fatores patogênicos. De acordo com a Ode para Elucidar os Mistérios, o grande médico da dinastia Han Hua Tuo alfinetou Xuanzhong VB39 e Huantiao VB30 para claudicação das pernas, e "imediatamente o paciente foi capaz de andar.

Os canais primários e tendinosos da Vesícula Biliar passam por diferentes partes do pescoço. Em virtude de suas ações de beneficiar os tendões e ossos e ativar o canal e aliviar a dor, o Xuanzhong VB39 é o principal ponto distal no canal da Vesícula Biliar para distúrbios do pescoço, tanto agudos quanto crônicos.

Xuanzhong VB39 tem uma ação adicional de promover o fluxo suave do Qi do Fígado e da Vesícula Biliar e limpar o fogo da Vesícula Biliar que surge principalmente da transformação do qi estagnado. É indicado para distensão do tórax e abdome, plenitude e distensão do coração e do abdome, sensibilidade e dor na região costal lateral, ansiedade, indignação, raiva e mania. O Fogo da Vesícula Biliar pode ser facilmente transmitido para o Estômago, resultando em Calor Estômago, ou pode obstruir a função descendente do Estômago, levando à falta de apetite. O canal tendinoso da Vesícula Biliar liga-se ao lado do nariz e o canal primário conecta-se com o Vaso Governador em Changqiang VG1.

Ao eliminar o fogo da Vesícula Biliar, Xuanzhong VB39 também é indicado para ressecamento do nariz, hemorragia nasal e hemorróidas.


Combinações

Frieza e dor na medula óssea: Xuanzhong VB39, Dazhu B11, Fuliu R7, Shenmai B62, Lidui E45 e Shenshu B23 (Compilação).

Curvatura da coluna lombar: tonificar Fengchi VB20 e sedar Xuanzhong VB39 (Ode do Dragão de Jade).

Insolação com murcha unilateral e dor incessante: Xuanzhong VB39, Jianyu IG15, Taixi R3, Quchi IG11, Zusanli E36 e Kunlun B60 (Grande Compêndio).

Flacidez das pernas com dificuldade para andar: primeiro agulhar Xuanzhong VB39, depois agulhar Tiaokou E38 e Chongyang E42 (Segredos da Estrela Celestial).

Qi da perna: Xuanzhong VB39, Zusanli E36 e Sanyinjiao BP6 (Ode do Dragão de Jade).

Dor no tornozelo e calcanhar: Xuanzhong VB39, Kunlun B60 e Qiuxu VB40 (Canção Mais Preciosa Que Jade).

Plenitude e distensão do coração e abdômen: Xuanzhong VB39 e Neiting E44 (Grande Compêndio).

Estômago quente sem prazer em comer: Xuanzhong VB39 e Xialian IG8 (Suplementando a Vida).

Torcicolo: Xuanzhong VB39, Tianzhu B10 e Houxi ID3.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page