top of page
Foto do escritorDr. Sergio Akira Horita

VB27 Wushu


Wushu - Vesícula Biliar 27

Cinco Pivôs


Ponto de encontro do canal da Vesícula Biliar com o Vaso da Cintura


Localização

Na depressão imediatamente anterior à espinha ilíaca ântero-superior, aproximadamente no nível de Guanyuan VC4 (3 cun abaixo do umbigo).

Para localizar a espinha ilíaca ântero-superior (EIAS), coloque a mão na parte lateral do abdome inferior, abaixo do nível do umbigo. A EIAS é então prontamente palpada como uma pronunciada proeminência óssea. Como alternativa, siga a crista ilíaca e palpe a EIAS como sua proeminência anterior.


Agulhamento

Inserção perpendicular 1 a 1,5 cun.


Ações

Regula o Vaso da Cintura

Regula o Jiao inferior e transforma a estagnação


Indicações

Prolapso uterino, leucorréia vermelha e branca, menstruação irregular.

Dor na parte inferior do abdome, transtorno de shan frio em homens, dor abdominal devido à retração dos testículos, constipação, tenesmo, dor nas costas, região lombar e ílio, espasmo clônico.


Comentários

Como Daimai VB26, Wushu VB27 (um ponto coalescente do Vaso da Cintura) regula o Vaso da Cintura, trata desordens menstruais e leucorréia e espalha o Qi do Fígado na parte inferior do abdome (dor abdominal inferior e constipação).

Ao comparar os dois pontos, no entanto, é interessante notar que as indicações tradicionais de movimento do Qi e alívio da dor desse ponto se inclinam mais para distúrbios masculinos, como distúrbio de shan frio em homens e dor abdominal devido à retração dos testículos, enquanto os de Daimai VB26 se inclina mais para distúrbios femininos, como rigidez do hipogástrio em mulheres e dor abdominal baixa em mulheres. Isso se reflete na declaração de Zhu Danxi "Shan Qi grave é uma dor aguda nos testículos que se estende até a parte inferior do abdome. A dor pode estar nos testículos ou nas proximidades do ponto Cinco Pivots (Wushu VB27). Em ambos os casos, envolve o canal do pé jueyin.


Combinações

Testículo retraído: Wushu VB27 e Guilai E29 (Suplementando a Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page