O Meridiano Primário do Vaso Concepção
surge (abaixo de Zhongji VC3) no útero em mulheres e no abdome inferior em homens e emerge em Huiyin VC1 no períneo,
sobe ao longo da linha média do abdome, tórax, garganta e mandíbula, terminando em Chengjiang VC24,
a porção interna do canal serpenteia ao redor da foz, conecta-se com o vaso Governador em Yinjiao VG28 e termina abaixo do olho em Chengqi E1.
Um ramo
surge na cavidade pélvica, entra na coluna e sobe ao longo das costas.
Observação
Changqiang VG1 é classificado como um ponto de encontro dos Vasos Concepção e Governador, embora normalmente não seja mostrado como tal nas ilustrações do meridiano primário do Vaso Concepção.
Meridiano de Conexão Luo do Vaso Concepção
desce de Jiuwei VC15 e se dispersa sobre o abdômen.
Discussão
O Vaso Concepção é um dos oito vasos extraordinários, mas junto com o Vaso Governador é excepcional entre esses oito por ter seus próprios pontos de acupuntura. Por esta razão, os Vasos Concepção e Governador são frequentemente incluídos nos doze canais primários (e juntos são conhecidos como os quatorze canais). As outras seis embarcações extraordinárias não têm pontos próprios, passando por pontos dos catorze canais.
O Vaso Concepção é principalmente entendido como o canal que sobe ao longo da linha média da parte anterior do corpo. Como mostra a descrição acima, no entanto, um ramo entra na coluna e sobe ao longo das costas, enquanto um ramo do vaso Governante também sobe ao longo da linha média da parte anterior do corpo. Li Shi-zhen, portanto, disse: "Os Vasos Concepção e Governador são como meia-noite e meio-dia, eles são o eixo polar do corpo ... há uma fonte e duas ramificações, uma vai para a frente e a outra para trás do corpo... Quando tentamos dividi-los, vemos que Yin e Yang são inseparáveis.
Quando tentamos vê-los como um, vemos que é um todo indivisível"'.
No que diz respeito ao percurso do Vaso Concepção, é importante notar que:
de acordo com o Pivot Espiritual, o Vaso Concepção se origina no útero nas mulheres.
o canal primário contorna a boca e termina abaixo do olho.
As ações dos pontos do Vaso Concepção podem ser resumidas da seguinte forma:
Tratar distúrbios de sua área local. Todos os pontos dos vasos da Concepção abaixo do umbigo tratam desordens de micção e defecação, doenças genitais, estagnação na parte inferior do abdome e doenças uterinas e menstruais. Shenque VC8 e Shuifen VC9 tratam distúrbios dos intestinos e abdômen.
De Xiawan VC10 até Xuanji VC21, todos os pontos do Vaso Concepção tratam da estagnação e rebelião do Qi do Estômago, mesmo quando sua localização é alta no peito. A partir de Shangwan VC13, a maioria dos pontos tratam distúrbios do Coração, e de Juque VC14 em diante, do Pulmão e tórax.
Localizados na superfície anterior Yin e maleável do corpo, os pontos do Vasos Concepção permitem o acesso direto ao Zang Fu. Seis dos pontos mu frontal, portanto, estão localizados neste canal (Zhongji VC3: a Bexiga, Guanyuan VC4: o Intestino Delgado; Shimen VC5: o Triplo Aquecedor; Zhongwan VC12: o Estômago; Juque VC14: o Coração; Shanzhong VC17: o Pericárdio). Na maioria dos casos, esses são pontos de fundamental importância para regular seus respectivos Zang Fu.
A parte inferior do abdome é a localização do dantian, a residência das energias mais profundas do corpo. Guanyuan VC4 e Qihai VC6 estão, portanto, entre os mais importantes pontos tonificantes e nutritivos do corpo. Junto com o Shenque VC8, eles também são capazes de resgatar o Yang e restaurar a consciência em casos de colapso do Yang.
É importante observar que, embora o próprio vaso da Concepção ascenda ao longo da linha média do abdome e do tórax, a maioria dos pontos dos vasos da Concepção nessas regiões tem uma forte ação descendente, particularmente em relação às funções do Pulmão e do Estômago. Assim, todos os pontos de Shuifen VC9 a Xuanji VC21 são indicados para rebelião do qi do Estômago manifestando-se como náusea, vômito, dificuldade de ingestão etc., enquanto todos os pontos de Jiuwei VC15 a Tiantu VC22 são indicados para rebelião do Qi do Pulmão manifestando-se como tosse, dispneia, plenitude torácica, etc.
Referências bibliográficas:
Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008
Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004