O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.
A tília-de-folhas-grandes pertence à família Malvaceae. Tem um bom volume, atingindo entre 20 e 40 m de altura, com hastes retas de até um metro de diâmetro. É caducifólia, com folhas cordadas, com bordos serrilhados, até 20 cm de largura, verde-escuro na parte superior e verde-prateado claro na parte inferior, fortemente aromático. As flores desta árvore, que exalam um forte aroma, são na forma de pequenos cachos amarelos com uma bráctea alongada. Estes são usados em fitoterapia e é o que chamamos de tila.
Nome científico: Tilia platyphyllos.
Nomes comuns: tília-de-folhas-grandes.
Parte da planta utilizada: flores.
Composição: fenol, flavonóides, óleo essencial, tanino.
Ação farmacológica: febrífugo, ansiolítico, sedativo.
Indicações: frio, febre, ansiedade, estresse, nervosismo.
Contraindicações: alergia a algum dos seus componentes.
Modo de uso: aqueça 1/4 litro de água até ferver e despeje sobre 2 colheres de chá de tila e deixe em infusão por 10 minutos. Tome 2-3 xícaras por dia.
#fitoterapia #tiliadefolhasgrandes #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais
Referências bibliográficas:
López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017
Comments