O relacionamento Baço-Pâncreas é uma das fontes mais importantes de Qi adquirido e responde muito bem ao uso de suplementos e aos tratamentos dietéticos. O pilar de cada refeição deve ser o sabor doce da do elemento Terra. Todos os outros sabores devem ser usados apenas como complementos.
Alimentos doces, como grãos, aves, vegetais, certos tipos de frutas e frutas secas fortalecem o Qi e umedecem os fluidos corporais; eles fortalecem e complementam o centro do corpo.
O consumo excessivo de bebidas frias, alimentos crus, frutas e laticínios enfraquece o Baço-Pâncreas.
A deficiência de Qi no Baço- Pâncreas causada por longos períodos de atividade mental e tensão mental deve ser compensada com alimentos apropriados de sabor doce.
É importante ter cuidado com o consumo excessivo de açúcar refinado e adoçantes sintéticos que podem causar flutuações extremas dos níveis de glicose no sangue e esgota os nutrientes do corpo. Adoçantes "saudáveis" concentrados, como mel, melaço ou açúcar mascavo de também são representantes do sabor doce e devem ser consumidos com moderação.
A deficiência do Baço-Pâncreas causa umidade e mucosidade. Se presente, medidas dietéticas para tratar o Baço-Pâncreas devem ser incluídas no tratamento.
Referência:
Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004
Comments