top of page
Foto do escritorDr. Sergio Akira Horita

R6 Zhaohai


Zhaohai - Rim 6

Mar Brilhante


Ponto confluente do Vaso Yin do Caminhar


Localização

1 cun abaixo da proeminência do maléolo medial, no sulco formado por dois feixes ligamentares.

Este ponto situa-se entre o tendão tibial posterior anteriormente e o tendão flexor longo dos dedos posteriormente. Esses tendões podem ser destacados pela flexão e inversão do pé.


Agulhamento

Inserção oblíqua dirigida superiormente 0,3 a 0,5 cun.


Ações

Beneficia a garganta

Nutre os Rins e elimina o calor de deficiência

Regula o Vaso Yin do Caminhar

Acalma o espírito

Regula o Jiao inferior


Indicações

Inchaço e dor na garganta, garganta seca, globus hystericus.

Vermelhidão e dor nos olhos originando-se no canto interno, visão perturbada por ver manchas e estrelas, vento contrário, tontura.

Insônia, sonolência, epilepsia noturna, tristeza, susto, pesadelos, cinco palmos agitados e quentes.

Micção frequente, enurese, micção gotejante em mulheres, disfunção urinária dolorosa com sangue, edema, prisão de ventre.

Menstruação irregular, amenorreia, dismenorreia, resfriado crônico do útero levando à infertilidade, trabalho de parto difícil, fluxo persistente de lóquios, tontura pós-parto, dor pós-parto na região umbilical, leucorréia vermelha e branca, prolapso uterino.

Coceira nos órgãos genitais, ereção involuntária repentina, emissão seminal, distúrbio de shan, dor hipogástrica.

Sensação de calor ou frio na parte inferior do abdome, distúrbio súbito de turbulência, distensão e plenitude do tórax e abdome, sensação opressiva do corpo.

Aperto e contração do aspecto interno da perna, cansaço ou dor nos quatro membros, Qi das pernas frio e úmido, deficiência em idosos, cãibras nos pés e nas mãos, hemiplegia.


Comentários

Zhaohai R6 é o ponto confluente e, de acordo com uma passagem no Grande Compêndio de Acupuntura e Moxibustão, também o ponto luo de conexão do vaso Yin do Caminhar. O vaso Yin do Caminhar atravessa o aspecto medial da perna, períneo, tórax e garganta, enquanto o canal do Rim atravessa o abdome, conecta-se com o útero, junta-se ao Coração e sobe ao longo da garganta. A ação de Zhaohai R6 pode ser melhor compreendida em relação a três funções principais:

I. regulando o vaso Yin do Caminhar e o canal do Rim,

II. nutrir o Yin e eliminar o calor de deficiência da garganta, coração, intestinos, útero e órgãos genitais, e

III. regulando o Jiao inferior.

No Ode do Rio Obstruído, o uso de Zhaohai R6 é referido como um dos 'oito métodos terapêuticos'. Nesta descrição da aplicação dos oito pontos confluentes dos vasos extraordinários para afetar sintomas e áreas específicas do corpo, Zhaohai R6 é indicado para vento na garganta (inchaço e dor com dificuldade para engolir). Tanto o vaso Yin do Caminhar quanto o canal do Rim passa pela garganta. Quando o calor decorrente da deficiência de Yin queima a garganta, pode haver inchaço, secura, vermelhidão e dor. Esse tipo de dor de garganta caracteriza-se por seu caráter crônico e prolongado, piorando à noite e com cansaço, sendo Zhaohai R6 o principal ponto distal para tratar esse padrão.

Tal é a sua afinidade com a região da garganta, no entanto (devido à sua capacidade de limpar e regular ambos os canais), que também pode ser selecionado para qualquer tipo de dor de garganta, seja deficiente ou excessiva. Também é indicado para o globus hystericus, uma sensação de bloqueio da garganta que piora ou melhora de acordo com as flutuações do estado emocional e que normalmente está associada à estagnação do Qi e fleuma.

O vaso Yin do Caminhar se conecta com o vaso Yang do Caminhar nos olhos em Jingming B1, e Zhaohai R6 é indicado para distúrbios oculares, como vermelhidão e dor do canto interno e perturbação da visão por manchas e estrelas. De acordo com o SPivot Espiritual "Quando o canal [taiyang da Bexiga] entra no cérebro, ele é dividido em Yin do Caminhar e Yang do Caminhar, é aqui que o Yin e o Yang se encontram; o Yang entra no Yin e o Yin se move para fora, para o Yang, encontrando-se no canto interno do olho. Quando o Yang é abundante, os olhos ficam abertos; quando o Yin é abundante, os olhos ficam fechados". Esta passagem foi interpretada para explicar o uso de Zhaohai R6 tanto para insônia (abertura excessiva dos olhos) quanto para sonolência (fechamento excessivo dos olhos). Zhaohai R6 também é classicamente indicado para epilepsia noturna, e Shenmai B62, o ponto confluente do vaso Yang do Caminhar, é indicado para epilepsia diurna.

O canal principal do Rim entra no Coração que armazena o espírito, enquanto os Rins armazenam a vontade. Quando os Rins e o Coração funcionam harmoniosamente, o espírito e a vontade se apoiam mutuamente. Além de ser capaz de tratar epilepsia e distúrbios do sono, Zhaohai R6 é usado para restaurar a comunicação entre o Coração e os Rins, especialmente quando o calor derivado da deficiência do Yin do Rim perturba o espírito e dá origem a uma variedade de sintomas mentais e emocionais, como como tristeza, susto, insônia e pesadelos.

No Jiao inferior, Zhaohai R6 regula as funções do útero, órgãos genitais e os dois Yin inferiores (ânus e uretra). Seu ponto forte é nutrir o Yin e eliminar o calor de deficiência, mas, como muitos pontos do canal do Rim, também é capaz de tonificar o Yang e aquecer o frio.

De acordo com as Questões Essenciais "o vaso do útero se conecta com os Rins". Os Rins dominam o desenvolvimento sexual e são a origem dos Vasos Concepção e Penetrador, e o funcionamento normal do útero depende em primeiro lugar de uma função renal harmoniosa. Zhaohai R6 é indicado para uma ampla variedade de distúrbios da menstruação (menstruação irregular, amenorréia, dismenorréia), fertilidade (resfriamento crônico do útero levando à infertilidade) e parto (trabalho de parto difícil, fluxo persistente de lóquios, pós-parto tontura e dor).

No tratamento de distúrbios genitais, Zhaohai R6 é predominantemente indicado em padrões de calor que se manifestam como prurido genital, ereção súbita involuntária, leucorréia e emissão seminal. No tratamento de distúrbios urinários, Zhaohai R6 é indicado para micção frequente ou gotejamento, enurese e edema, todas manifestações de deficiência de Qi do Rim ou Yang do Rim. Wang Tao, da dinastia Tang, em Secredos de Oficial de Fronteira, mencionou especificamente o uso desse ponto no tratamento do gotejamento urinário em mulheres.

Outra indicação importante para Zhaohai R6 é constipação. Devido às suas propriedades de nutrir os Rins e eliminar o calor da deficiência, é predominantemente indicado para a constipação devido à deficiência de Yin ou queimadura de fluidos corporais devido ao calor prolongado nos intestinos. Sua frequente inclusão em combinações clássicas, porém, revela que há muito é considerado um ponto distal importante para qualquer tipo de constipação.

Finalmente Zhaohai R6 trata distúrbios ao longo do curso do canal do Rim e do vaso Yin do Caminhar, como aperto e contração do aspecto interno da perna (uma indicação tradicional de distúrbio do vaso Yin do Caminhar) e distensão e plenitude do tórax e abdome.


Combinações

Para a maioria dos tipos de dor de garganta aguda: primeiro agulha Baihui VG20, em seguida, Taichong F3, Zhaohai R6 e Sanyinjiao BP6 (Ode of Xi-hong).

Inchaço da garganta com incapacidade de engolir: Zhaohai R6, Qiangu ID2 e Zhongfeng F4

(Fórmulas dos Mil Ducados).

Epilepsia noturna: moxa Zhaohai R6 e Shenmai B62 (Antologia Gloriosa).

Sonolência: Zhaohai R6, Taixi R3, Baihui VG20, Tianjing TA10, Erjian IG2, Sanjian IG3, Lidui E45 e Ganshu B18 (Grande Compêndio ).

Prolapso uterino: Zhaohai R6, Shenmai B62, Shuiquan R5 e Ququan F8 (Suplementando a Vida).

Prolapso uterino: Zhaohai R6, Shaofu C8, Taichong F3 e Ququan F8 (Grande Compêndio).

Prolapso uterino: Zhaohai R6, Ququan F8 e Dadun F1 (Grande Compêndio).

Desordem de frio do Shan: Zhaohai R6 e Dadun F1 (Cem Sintomas).

Dor abdominal inferior dos sete tipos de transtorno shan: Zhaohai R6, Sanyinjiao BP6 e Ququan F8 (Ode de Xi-hong).

Urina escura e obstrução da passagem da água: Zhaohai R6 e Jingmen VB25 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Sensação de calor e dor no hipogástrio: Zhaohai R6, Taixi R3, Guanyuan VC4 e Weizhong B40 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Constipação: Zhaohai R6, Taibai BP3 e Zhangmen F13 (Grande Compêndio).

Constipação: Zhaohai R6 e Zhigou TA6 (Ode do Dragão de Jade).

Constipação: Zhaohai R6, Taibai BP3, Zhangmen f13 e Zhigou TA6 (Grande Compêndio).

Doenças abaixo do tornozelo: Zhaohai R6 e Shenmai B62 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page