Siman - Rim 14
Quatro Plenitudes
Ponto de encontro do canal do Rim com o Vaso Penetrador
Localização
No abdome inferior, 2 cun abaixo do umbigo, 3 cun acima da borda superior da sínfise púbica, 0,5 cun lateral à linha média (Shimen VC5).
Agulhamento
Inserção perpendicular 1 a 1,5 cun.
Cuidado: o agulhamento profundo pode penetrar na cavidade peritoneal.
Ações
Beneficia o Jiao inferior e alivia a dor
Regula o Qi e move a estagnação do sangue
Regula as passagens de água e promove a micção
Indicações
Dor na parte inferior do abdome, distensão abdominal, distúrbio de shan, dor cortante abaixo do umbigo, edema de cálculos na parte superior do abdome, edema, fluxo de Ben Tun Qi, dor nos rins.
Menstruação irregular, sangramento uterino, sangue maligno com dor aguda, frio acumulado no útero, infertilidade, leucorréia, retenção de lóquios, emissão seminal, corrimento uretral branco e turvo.
Desordem disentérica, diarreia, água no Intestino Grosso, obstipação; calafrios e dor em amabas as regiões costais laterais, vermelhidão e dor no canto interno.
Comentários
O nome deste ponto (Siman) é traduzido como 'Quatro Plenitudes'. Embora existam diferentes interpretações de seu significado, uma opinião é que se refere aos quatro tipos de estagnação e acumulação: Qi, água, alimento e sangue.
Existem indicações claras que refletem cada uma dessas condições, por exemplo, distensão abdominal pelo Qi, edema abdominal para água e diarréia ou constipação para comida, mas predominantemente as indicações refletem a presença de estase de sangue, por exemplo, dor cortante abaixo do umbigo, retenção de lóquios e sangue maligno com dor aguda.
O termo 'sangue maligno' refere-se ao sangue que deixou os vasos e que, desprovido da força motriz do Qi, se acumula e estagna.
Combinações
Edema de cálculos na parte superior do abdome: moxar Siman R14, Rangu R2, Qichong E30 e Zhangmen F13 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Edema de cálculos na parte superior do abdome: Siman R14 e Rangu R2 (Suplementando a Vida).
Sangue maligno no útero, plenitude de contrafluxo interno e dor: Siman R4 e Shiguan R18 (Suplementandoa Vida).
Referências bibliográficas:
Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008
Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004
Comments