Yongquan - Rim 1
Primavera Jorrando
Ponto jing-poço do canal do Rim
Ponto Madeira do canal do Rim
Localização
Na lateral do pé, entre o segundo e o terceiro ossos metatarsais, aproximadamente um terço da distância entre a base do segundo dedo e o calcanhar, em uma depressão formada quando o pé está em flexão plantar.
Agulhamento
Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun.
Ações
Desce o excesso da cabeça
Acalma o espírito
Revive a consciência e resgata Yang
Indicações
Perda de consciência devido à insolação, perda de consciência.
Epilepsia, vento do medo na infância, tontura, tontura visual, visão nublada, dor de cabeça no vértice, hipertensão, obstrução dolorosa na garganta, dor na garganta com
incapacidade de engolir, perda de voz, língua seca, sangramento nasal, tez escura, Qi de leitão escorrendo.
Agitação, insônia, memória fraca, propensão ao medo, raiva com desejo de matar pessoas. loucura, dor no coração.
Tosse, dispnéia, vômito e tosse com sangue.
Erupção de vento, distúrbio súbito de turbulência com cãibras, tendões contraídos.
Prisão de ventre, dor lombar com dificuldade para defecar, dificuldade para urinar, dor na parte inferior do abdome em mulheres grávidas com incapacidade de urinar, plenitude da parte inferior do abdômen, dor periumbilical, transtorno do shan, infertilidade, impotência, distúrbios devido à atividade sexual excessiva, plenitude da região costal lateral, icterícia, Qi diminuído.
Paralisia dos membros inferiores, qi crônico das pernas, dor e inchaço nas pernas, sensação de frio nos pés e canelas, calor nas solas dos pés, dor crônica e dormência nos pés, dor nos cinco dedos dos pés com incapacidade de ficar de pé.
Comentários
Yongquan R1, o único ponto de canal na sola do pé e, portanto, o ponto mais baixo do corpo, é o ponto de madeira do canal de água do Rim. Segundo o Clássico das Dificuldades “nos casos de deficiência reforce a mãe, nos casos de excesso reduza o filho”. Como o ponto 'criança' do canal do Rim, Yongquan R1, portanto, tem um efeito poderoso na redução do excesso acima, 'retornando o desenraizado de volta à sua fonte', refletido tanto na declaração na Ode para Esclarecer os Mistérios que "Yongquan R1 ecoa a terra, e em nomes alternativos para este ponto, como 'Onda da Terra' (Dichong) e 'Via Terrestre' (Dichong).
Quando o Rim está deficiente abaixo, Qi patologicamente ascendente, Yang, deficiência de calor ou vento podem subir para assediar a cabeça. O poderoso efeito do Yongquan R1 em descer e limpar tal excesso é registrado em uma história sobre o famoso médico do século II Hua Tuo, que tratou o General Wei Tai-cu (o imperador postumamente consagrado da dinastia Wei) por 'vento contrário, confuso mente e tontura visual'.
Seguindo o princípio de selecionar os pontos abaixo para tratar os distúrbios acima, Hua Tuo perfurou o Yongquan R1 e "o general foi imediatamente curado4.
Na prática clínica, o Yongquan R1 é usado principalmente para tratar:
I. levante de Yang do Fígado, fogo do Fígado ou vento do Fígado,
II. desarmonia do Coração e dos Rins, e iii. distúrbios da garganta.
Os Rins são a raiz do Yin de todos os Zang Fu.
Isso tem relevância especial para o Fígado, Coração e Pulmão, todos atingidos pelo canal do Rim. Segundo um ditado da medicina chinesa "o Rim e o Fígado compartilham a mesma origem". A água do Rim é a mãe da madeira do Fígado, e o Yin do Rim é a origem e fonte do Yin do Fígado. Quando a água do Rim falha em nutrir a madeira do Fígado, o feroz e desenfreado Yang do Fígado corre para a cabeça, dando origem a sintomas como dor de cabeça no vértice, tontura, tontura visual, visão nublada, hipertensão e sangramento nasal. Se o excesso de Yang do Fígado gerar vento, pode haver insolação ou epilepsia. Yongquan R1 é capaz tanto de regular o Rim, a raiz destes sintomas, como de tratar as manifestações descendo fortemente o excesso patológico.
O Rim pertence à água e o Coração ao fogo, e diz-se que os Rins e o Coração 'apoiam-se mutuamente', o Yin do Rim nutre e umedece o Yin do Coração e restringe o fogo do Coração, e o Yang do Coração desce para aquecer os Rins. A harmonia entre os Rins e o Coração é um dos pré-requisitos para um espírito estável e pacífico. Quando o Yin do Rim está deficiente e o fogo do Coração arde por deficiência, ou quando a conexão é quebrada e o Rim e o Coração não se comunicam, o espírito fica agitado, levando a uma grande variedade de distúrbios emocionais.
distúrbios que vão desde os relativamente leves (agitação, insônia, memória fraca, propensão ao medo) até os graves (loucura, raiva com desejo de matar pessoas). É recomendado (e amplamente aplicado na China) para pacientes que sofrem de insônia massagear Yongquan R1 bilateral antes de dormir, ou mergulhar os pés em uma tigela de água quente para retirar o excesso de yang.
A capacidade do Yongquan R1 de conter o aumento do calor por deficiência e do Yang do Fígado, e de pacificar o espírito, o torna especialmente adequado para tratar distúrbios da menopausa caracterizados por ondas de calor, suores noturnos, insônia, agitação, ansiedade e dor de cabeça.
O canal do Rim sobe até a garganta e a raiz da língua. Quando o calor forte da deficiência do Rim sobe ao longo do canal do Rim, queima os fluidos e causa inchaço e congestão da garganta, dor na garganta com incapacidade de engolir e língua seca. Devido à sua capacidade de reduzir o calor e o fogo na região da garganta, o Yongquan R1 também pode ser usado no inchaço e na dor da garganta devido a outras etiologias. De acordo com o Pivot Espiritual, o canal do Rim termina em Lianquan VC23, ponto importante no tratamento de distúrbios da língua, e o Yongquan R1 também é indicado para perda da voz, seja por patógenos externos ou por insolação.
Yongquan R1 é usado secundariamente para:
I. distúrbios do Pulmão,
II. qi de leitão correndo,
III. perda de consciência, e
IV. distúrbios dos dois Yin inferiores.
Segundo um ditado da medicina chinesa "O Pulmão é a cobertura e o Rim é a raiz". Como o Zang superior, o Pulmão recebe através da respiração o Qi claro do céu (qing qi) da mesma forma que o dossel de uma floresta recebe a luz e o ar essenciais para a vida. Através da função de agarrar e segurar do Rim, o Qi é puxado para baixo através da inalação para a raiz abaixo. Se o Rim estiverem deficientes e não captarem o Qi, pode haver dispneia e tosse, ambas indicações para este ponto.
O Qi do Leitão Corrente surge principalmente quando o Qi do Fígado estagnado se transforma em calor, ou quando a deficiência de Yang do Rim leva ao acúmulo de frio no Jiao inferior. Em ambos os casos, o Qi é violentamente descarregado e sobe ao longo do vaso penetrante. A ação do Yongquan R1 em harmonizar o Rim e o Fígado e redirecionar o Qi patologicamente ascendente para baixo é refletida em seu uso no tratamento deste distúrbio.
Yongquan R1 é o ponto jing-pço do Rim charnel e, como muitos dos outros pontos jing-poço, tem uma ação poderosa na abertura dos portais e revivendo o colapso, seja por insolação ou perda de consciência.
É citado na Canção das Nove Agulhas para Retorno do Yang para o tratamento do colapso do Yang caracterizado por perda de consciência, aversão ao frio, contrafluxo frio dos membros, lábios roxos etc.
Os Rins regem os dois Yin inferiores, o ânus e a uretra. O Yongquan R1 pode ser utilizado no tratamento da constipação, principalmente quando decorrente de deficiência de Yin e consequente ressecamento, bem como para dificuldade ao urinar.
Yongquan R1 é um ponto importante na prática de qigong. Direcionar a mente para Yongquan R1, ou inalar e exalar através deste ponto, enraíza e desce o qi no dantian inferior (campo de cinábrio) e ajuda o corpo a absorver a energia Yin da terra. Em comum com sua aplicação na acupuntura, esta prática é particularmente recomendada sempre que o excesso de Yang se rebela para cima, para o Coração, Pulmão ou cabeça.
Finalmente, Yongquan R1 tem sido objeto de muitos estudos modernos sobre a aplicação de emplastros de ervas em pontos de acupuntura. Uma variedade de substâncias à base de plantas são moídas, transformadas em pasta e aplicadas a esse ponto para distúrbios como úlceras na boca e hipertensão.
Combinações
Dor de cabeça e tontura visual: Yongquan R1, Sibai E2 e Dazhu B11 (Suplementando a Vida).
Tontura visual: Yongquan R1, Shenting VG24, Shangxing VG23, Yixi B45, Yuji P10 e Dadu BP2 (Suplementando a Vida).
Os cinco tipos de epilepsia: Yongquan R1 e Laogong CS8 (Canção dos Pontos).
Epilepsia do vento: Yongquan R1 e Jizhong VG6 (Suplementando a Vida).
Epilepsia do vento: Yongquan R1, Shenting VG24 e Suliao Earth Thoroughfare VG25 (Grande Compêndio).
Demência: Yongquan R, Shenrnen C7, Shaoshang P11 e Xinshu B15 (Grande Compêndio).
Dor de garganta com incapacidade de comer: Yongquan R1 e Dazhong R4 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Garganta com obstrução dolorosa com calafrios e febre: Yongquan R1 e Rangu R2 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Perda de voz: Yongquan R1, Hegu IG4 e Yangjiao VB35 (Clássico Sistemático).
Distúrbio grave de desperdício e sede: Yongquan R1 e Xingjian F2 (cem sintomas).
Infertilidade: Yongquan R1, Ciliao B32 e Shangqiu BP5 (Suplementando a Vida).
Dor nos cinco dedos com incapacidade de pisar no chão: Yongquan R1 e Rangu R2 (Suplementando a Vida).
Lesão por frio com grande calor que não retrocede: reduza Yongquan R1, Hegu IG4, Quchi IG11, Xuanzhong VB39, Zusanli E36 e Dazhui VG14 (Grande Compêndio ).
Erupção do vento: Yongquan R1 e Huantiao VB30 (Suplementando a Vida).
Rigidez e dor na região lombar: Yongquan R1, Yaoshu VG2, Weizhong B40, Xiaochangshu B27 e Pangguangshu B28 (Grande Compêndio).
Calores pós menopausa: Yongquan R1, Taichong F3, Yinxi C6 and Guanyuan VC4.
Referências bibliográficas:
Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008
Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004
Comments