Princípios das combinações das ervas chinesas
Na Medicina Tradicional Chinesa, as ervas não são comumente utilizadas de forma isolada, mas sim em combinações que chegam até a 19 ervas diferentes.
Para iniciantes no uso da fitoterapia é recomendável utilizar fórmulas mais simples para que se tenha maior domínio dos efeitos terapêuticos e dos possíveis efeitos colaterais.
As fórmulas são organizadas por doenças e como elas ajudam a equilibrar o corpo.
A classificação mais tradicional das fórmulas chinesas é a divisão por categoria relacionadas a sua ação do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa (por exemplo, tonificar o Yin).
Para cada fórmula, o conhecimento do funcionamento conjunto das ervas é fundamental.
Quando se usa uma fórmula na fitoterapia devemos avaliar nosso estado antes do seu uso e após o período de uso recomendado, buscando um tempo para reflexão de como ela contribuiu (ou não) para a melhora do nosso estado de saúde.
Evidentemente, quando indicado por um profissional, há um suporte maior, permitindo que o paciente tenha um acompanhamento sobre os efeitos terapêuticos e os efeitos adversos das fórmulas da fitoterapia.
De acordo com a evolução clínica, os componentes das fórmulas podem ser alterados de forma a buscar uma crescente melhora do estado de saúde.
Referências bibliográficas:
Chauhan, C. Chinese Herbal Medicine for Begignners - Over 100 Remedies for Wellness and Balance. Rockridge Press. Emeryville, California. 2020
Yang Y.Chinese Herbal Medicines - Comparisons and Characteristics. Churchill Livingstone. 2010
Comments