Tianfu - Pulmão 3
Palácio do Céu
Ponto da Janela do Céu
Localização
Na face anterolateral do braço, 3 cun inferior à prega axilar e 6 cun superior ao Chize P5, na depressão entre a borda lateral do músculo bíceps braquial e o eixo do úmero.
Divida a distância entre a prega axilar e a dobra cubital do cotovelo em terços iguais. Tianfu P3 está na junção do terço superior e médio.
Agulhamento
Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun.
Nota: de acordo com vários textos clássicos, este ponto é contraindicado à moxabustão. O Clássico Sistemático de Acupuntura e Moxabustão diz que se a moxa for usada, causará contra-fluxo e Qi desordenado.
Ações
Limpa o calor do Pulmão e desce o Qi do Pulmão
Esfria o sangue e para o sangramento
Acalma a alma corpórea (Po)
Indicações
Dispneia, tosse, asma, hemorragia nasal, cuspir sangue, tossir com sangue, sialorreia.
Sonolência, insônia, tristeza, choro, desorientação e esquecimento.
Bócio, inchaço da garganta, dor na face interna (anterolateral) da parte superior do braço, tontura, inchaço e distensão do corpo, malária, manchas de vento branco-púrpura (pitiríase versicolor), tontura visual, miopia.
Comentários
De acordo com o Discurso Nas Origens e Desenvolvimento da Medicina: "O Pulmão é o Zang delicado, nem calor nem frio são apropriados ... muito quente e o fogo derreterá o metal e o sangue se agitará". Já o Pivô Espiritual: Tianfu P3 foi indicado para "Sede súbita e severa, rebelião interna, Fígado e Pulmão lutam um contra o outro, o sangue transborda da boca e do nariz". Esta citação é uma clara referência ao padrão do fogo do Fígado atacando o Pulmão. Um ramo do canal do Fígado cruza o diafragma e se espalha no Pulmão, e se o fogo do Fígado subir e queimar o Pulmão, pode ferir tanto os vasos sanguíneos (causando derramamento imprudente de sangue da boca e do nariz) quanto os fluidos (dando chegar à sede). Ao mesmo tempo, geralmente haverá tosse, que é caracterizada neste padrão por crises de tosse espasmódica com rosto vermelho, ou dispneia ou asma que é tipicamente induzida ou agravada por frustração ou raiva.
A passagem acima no Pivô Espiritual lista Tianfu P3 entre cinco pontos da Janela do Céu. Tianfu P3 compartilha com esses pontos as ações comuns de:
I. tratar o bócio devido à estagnação de Qi e catarro na região do pescoço,
II. descendo o Qi do Pulmão, e
III. beneficiando os orifícios sensoriais, neste caso os olhos (tontura visual e miopia).
Também é interessante notar que sua capacidade de tratar bócio e doenças oculares é compartilhada por três pontos da parte superior do braço, Tianfu P3, Binao IG14 e Naohui TA13. Não há explicação aparente para que esses pontos, e não mais distais, tenham tal ação, e isso é predominantemente um reflexo da observação empírica.
Segundo a medicina chinesa, o Pulmão armazena a alma corpórea (Po), um dos cinco aspectos do espírito (quando este termo é usado em seu sentido mais amplo). Tianfu P3 é indicado para uma série de distúrbios psicoemocionais caracterizados por tristeza, choro, desorientação e esquecimento, bem como para sonolência e insônia.
Tianfu P3 também é indicado para discurso delirante observado nos estágios terminais da tuberculose pulmonar.
Combinações
Qi rebelde com dispneia e incapacidade de recuperar o fôlego: Tianfu P3, Shufu R27 e Shencang R25 (Suplementação de Vida).
Dispneia com Qi rebelde, respiração com ombros levantados, incapacidade de sentir o gosto dos alimentos: Tianfu P3, Qihu E13, Yunmen P2 e Shenmen C7 (Fórmula dos Mil Ducados).
Sangramento nasal: Tianfu P3 e Hegu IG4 (Cem Sintomas).
Bócio, tumor no pescoço e garganta inchada: Tianfu P3 e Naohui TA13 (Fórmula dos Mil Ducados).
Bócio, tumor no pescoço e garganta inchada: Tianfu P3, Qishe E11 e Naohui TA13 (Suplementação de Vida).
Obstrução dolorosa com dificuldade em dobrar e estender a articulação do cotovelo, dor e peso do braço com dor aguda da axila: Tianfu P3, Naohui TA13 e Qishe E11 (Fórmula dos Mil Ducados).
Manchas de vento branco-púrpura (pitiríase versicolor): Tianfu P3 e Xiabai P4 (Investigação em pontos ao longo dos canais).
Observações: imagens adaptadas de Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Referências bibliográficas:
Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008
Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004
Comments