O meridiano primário do Fígado
origina-se na face lateral do dorso do dedão do pé em Dadun F1 e segue ao longo do pé até Zhongfeng F4, 1 cun anterior ao maléolo medial,
sobe ao longo do aspecto medial da perna,
cruzando o canal do Baço em Sanyinjiao BP6,
então continua a ascender anteriormente ao canal do Baço até uma área 8 cun acima do maléolo medial,
onde cruza e continua posteriormente ao canal do baço até o joelho e a face medial da coxa,
continua para a região púbica através de Chingmen BP12 e Fushe BP13, onde circunda os órgãos genitais, então sobe para entrar no abdome inferior, onde cruza o vaso da Concepção em Qugu VC2, Zhongji VC3 e Guanyuan VC4,
continua para cima para curvar ao redor do Estômago antes de entrar no Fígado e se conectar com a Vesícula Biliar,
atravessa o diafragma e se espalha na região costal e hipocondríaca,
sobe ao longo do pescoço e face posterior da garganta até a nasofaringe para se conectar com os tecidos ao redor do olho (o 'sistema ocular'),
sobe pela testa até o vértice onde se cruza com o Vaso Governador em Baihui VG20.
Um ramo
desce do sistema ocular através da bochecha e circunda a superfície interna dos lábios.
outro ramo
se separa do Fígado, atravessa o diafragma e se espalha no Pulmão, encontrando-se com Tianchi CS1.
O canal principal do Fígado se conecta com os seguintes Zang Fu: Fígado, Vesícula Biliar, Pulmão, Estômago.
O canal primário do Fígado se encontra com outros canais nos seguintes pontos: Sanyinjiao BP6, Chongmen BP12, Fushe BP13, Qugu VC2, Zhongji VC3, Guanyuan VC4, Tianchi CS1, Baihui VG20.
O canal de conexão luo do Fígado
separa-se do canal primário em Ligou F5 na face medial da parte inferior da perna,
conecta-se com o canal da Vesícula Biliar,
ascende aos órgãos genitais.
O canal divergente do Fígado
separa-se do canal primário no dorso do pé,
sobe até a região púbica onde converge com o canal primário da Vesícula Biliar.
O canal musculotendíneo do Fígado
origina-se no dorso do dedão do pé e sobe para ligar-se ao aspecto anterior do maléolo medial,
prossegue ao longo do aspecto medial da tíbia para se ligar ao côndilo medial,
continua para cima ao longo do aspecto medial da coxa até os órgãos genitais, onde se conecta com outros canais tendinosos.
Sintomas patológicos do canal musculotendíneo do Fígado:
Tensão do dedão do pé, dor anterior ao maléolo medial, dor na face medial do joelho, espasmo e dor na face medial da coxa, disfunção dos órgãos genitais (com lesão interna há incapacidade de ter uma ereção, com lesão por frio há retração dos órgãos genitais, com lesão por calor há ereção persistente).
Discussão
O canal do Fígado (jueyin do pé) é acoplado interior e exteriormente com o canal da Vesícula Biliar e emparelhado com o canal do Pericárdio (jueyin da mão) de acordo com a teoria dos seis canais. A relação Fígado-Vesícula Biliar é ainda mais fortalecida pelo fato de que:
o canal primário do Fígado se conecta com a Vesícula Biliar.
os canais de conexão luo e divergente do Fígado conectam-se com o canal da Vesícula Biliar.
também é interessante notar que:
os canais primário do Fígado, de conexão luo e musculotendíneo vão para os órgãos genitais, enquanto o canal divergente sobe para a região púbica.
o canal primário do Fígado entra na região inferior do abdome.
o canal primário do Fígado se curva ao redor do Estômago.
o canal primário do Fígado se espalha no Pulmão.
o canal primário do Fígado sobe imediatamente posterior à garganta.
o canal primário do Fígado passa pela nasofaringe.
o canal primário do Fígado conecta-se com o sistema ocular (os tecidos ao redor do olho).
o canal primário do Fígado ascende ao vértice para cruzar o Vaso Governador em Baihui VG20, o ponto mais alto alcançado por qualquer canal Yin.
O Fígado tem cinco funções principais:
armazenar o Sangue.
espalhar o Qi (mantendo o fluxo livre do Qi).
dominar os tendões.
abrir-se nos olhos.
manifestar-se nas unhas.
Além disso:
o Fígado pertence ao elemento Madeira e corresponde ao vento.
o Fígado governa a ascensão e, em desarmonia, seu Qi pode, portanto, aumentar excessivamente.
o Fígado é encarregado do Fogo do ming men, que em desarmonia pode facilmente inflamar-se como calor patológico.
a função de fluxo livre do Fígado auxilia o movimento do Qi do Zang Fu, especialmente a descida do Qi do Pulmão e do Estômago e a ascensão do Qi do Baço.
a função de fluxo livre do Fígado auxilia a função de transformação do Qi da Bexiga.
o Fígado armazena a alma etérea (hun) e como Madeira é a 'mãe' do Coração.
o Fígado armazena o sangue que flui para os Vasos Concepção e Penetrador para se tornar o sangue menstrual, e seu Qi é responsável pelo fluxo regular da menstruação.
o Fígado está intimamente associado a emoções como raiva, irritabilidade, irritabilidade, frustração, ressentimento, depressão, choro e mudanças de humor.
É em virtude dessas funções, bem como dos caminhos do canal discutidos acima, que muitas das ações e indicações dos pontos do canal do Fígado podem ser explicadas. Estes podem ser resumidos como:
resolução de distensão e dor devido à estagnação do Qi do Fígado na cabeça, região da garganta, tórax, Coração, Pulmão, Estômago, abdômen, região costal lateral, abdômen inferior, intestinos e genitais.
auxiliar na descida do Qi do Estômago e do Pulmão e na subida do Qi do Baço.
vento interior pacificador e aumento de Yang, causando dor de cabeça, tontura, epilepsia, espasmo, etc.
esfriar o fogo do Fígado afetando qualquer região do corpo.
beneficiar os olhos.
tratar distúrbios caracterizados por dor e inchaço dos órgãos genitais externos (especialmente em homens), bem como emissão seminal, distúrbios ejaculatórios, priapismo e impotência.
regular a menstruação e o ciclo menstrual.
tratar os distúrbios de shan (uma categoria ampla que inclui hérnia, inchaço e dor genital e dor intensa na parte inferior do abdômen).
tratar distúrbios da micção, como retenção urinária, disfunção urinária dolorosa, incontinência, micção frequente, etc.
tratar dores lombares.
tratar os distúrbios psicoemocionais decorrentes da deficiência do sangue do Fígado, estagnação do qi do Fígado ou fogo do Fígado, todos os quais podem perturbar a alma e o espírito etéreo.
Referências bibliográficas:
Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008
Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004
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