Nutrição chinesa nas síndromes do Fígado
Estagnação do Qi do Fígado (gan qi yu jie)
Ascensão do Yang do Fígado (gan yang shang kang)
Ascensão do Fogo do Fígado (gan huo shang yan)
Deficiência do Yin do Fígado (gan yin xu)
Deficiência de Sangue do Fígado (gan xue xu)
Desarmonias do Fígado são muito comuns. O objetivo principal do Fígado é suavizar a circulação do Qi. O Fígado é o órgão mais importante para a preservação do Sangue. Grandes quantidades de Sangue retornam ao Fígado à noite e são regeneradas lá.
O Fígado abre nos olhos, o que pode mostrar sinais de possíveis desequilíbrios.
Diagnóstico ocidental
Dor de cabeça temporal, hipertensão, distúrbios do sono, problemas ginecológicos como dismenorreia (cólicas menstruais dolorosas) e síndrome pré-menstrual (TPM).
Desequilíbrio emocional com irritabilidade e agressividade.
Causas
Dieta: alimentos quentes e métodos de cozimento, especialmente temperos picantes, álcool de alto teor alcoólico e alimentos muito gordurosos ou oleosos, podem danificar o Fígado. Eles têm um efeito de aquecimento e, portanto, "inflamam" o Yang do Fígado, que por sua vez danifica o Yin do Fígado. Isso geralmente resulta em ascensão do Yang do Fígado, ou, em sua forma mais extrema, a ascensão do Fogo do fígado, que geralmente é acompanhado pela deficiência de Yin no Fígado. Nas mulheres, a deficiência de Yin do Fígado freqüentemente se apresenta como deficiência de Sangue.
Geral: O Fígado é sensível a fatores patogênicos externos, como vento e umidade, e especialmente sensível a distúrbios emocionais. A Medicina Tradicional Chinesa vê o Fígado como um filtro para todo o impacto emocional. O Fígado distribui o impacto no corpo. Raiva, frustração e ressentimento fazem com que o Fígado "paralise" e iniba a circulação suave do Qi. Uma das síndromes mais comuns na prática clínica é a estagnação do Qi do Fígado, que é principalmente atribuível ao desequilíbrio emocional. Mesmo pequenos impactos emocionais, como questionamentos, frustrações, etc., podem bloquear o Qi do Fígado. Durante um período de tempo (meses a anos), esses problemas se acumulam e se enraízam profundamente dentro do corpo. Além das emoções "não digeridas", um estilo de vida agitado e estressante também pode superaquecer o fígado.
Restaurar o equilíbrio do Fígado requer não apenas mudanças na dieta, mas também mudanças no estilo de vida, como redução do estresse, exercícios regulares de relaxamento, períodos de descanso e meditação, bem como expressão adequada das emoções.
Referência:
Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004
Comments