Melhores práticas para preparação das ervas na fitoterapia chinesa
Para que se tenha maior nível de segurança na preparação e armazenamento das ervas da fitoterapia chinesa, algumas práticas são extremamente importantes:
• Manter o espaço de trabalho limpo.
• Marcar o nome da erva ou da fórmula e data de compra e/ou fabricação. Outras informações pertinentes também podem ser colocadas.
• A escolha de como armazenar suas ervas, óleos, pomadas, linimentos e outras preparações depende muito da preferência pessoal. É interessante evitar embalagens de plástico, tanto quanto possível. Reservar um tempo para analisar o que as empresas oferecem recipientes adequados à necessidade.
A fitoterapia chinesa pode ser uma ferramenta interessante no tratamento da saúde, entretanto, alguns cuidados não podem ser dispensados, entre eles se destaca a consulta médica.
Muitos médicos estão buscando conhecimento sobre as ervas e seu papel no tratamento da saúde.
Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para que o uso das ervas tenha embasamento científico pela medicina baseada em evidências.
Mesmo quando não haja conhecimento do médico sobre o papel da fitoterapia, é interessante conversar com ele, mostrando que determinada erva pode ser útil para certos problemas de saúde, levando materiais que justifiquem seu uso (ex.: livros, artigos científicos).
Um bom médico irá avaliar estes materiais e respaldar o uso de um determinado fitoterápico se considerar que há evidências de benefício do seu uso e os riscos do seu consumo sejam pequenos.
Referências bibliográficas:
Chauhan, C. Chinese Herbal Medicine for Begignners - Over 100 Remedies for Wellness and Balance. Rockridge Press. Emeryville, California. 2020
Yang Y.Chinese Herbal Medicines - Comparisons and Characteristics. Churchill Livingstone. 2010
Comments