Baxie - Ex-UE9
Oito Patógenos
Localização
Quando a mão é fechada, seis desses pontos ficam nas depressões entre as cabeças dos metacarpos, proximais às margens da membrana. Os dois pontos restantes ficam equidistantes entre o polegar e os metacarpos indicadores, proximais às margens da membrana.
Para ajudar na localização dos seis primeiros pontos descritos acima, com a mão fechada, desenhe um triângulo equilátero entre as proeminências das cabeças dos metacarpos e a extremidade proximal da dobra visível formada pelo espaço da rede. Os pontos estão no centro desses triângulos.
Agulhamento
Inserção perpendicular ao longo da linha entre os eixos dos ossos metacarpos, 0,5 a 1 cun.
Ações
Limpa o calor e dissipa o inchaço
Indicações
Dormência, rigidez, vermelhidão, inchaço, espasmo e dor nos dedos e na mão, obstrução dolorosa dos dedos.
Dor de cabeça, dor de dente, dor e inchaço da garganta, vermelhidão e inchaço dos olhos, doença febril.
Comentários
Esses pontos foram discutidos pela primeira vez já nas Questões Essenciais, que recomendavam sangrá-los para o tratamento da malária. O nome Baxie (Oito Patógenos), no entanto, não apareceu até o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão. Na prática clínica moderna, eles são quase sempre usados para tratar dor, inchaço, rigidez, dormência ou espasmo dos dedos e da área circundante. Para distúrbios dos dedos anelar, médio e indicador, os pontos de cada lado do dedo são geralmente agulhados. Para distúrbios do dedo mínimo, o ponto entre os dedos mínimo e anular é agulhado em combinação
com pontos como Qiangu ID2 e Houxi ID3. Para distúrbios do polegar, o ponto entre o polegar e o dedo indicador é agulhado em combinação com pontos como Lieque P7 e Yuji P10.
Referências bibliográficas:
Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008
Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004