Etapas para avaliação do uso da fitoterapia para perda de peso
Antes de comentar sobre o uso desta fórmula fitoterápica, é fundamental esclarecer que a sua indicação se baseia nos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa e, na maioria das situações, a avaliação médica pode ser necessária.
Os padrões de desarmonia da Medicina Tradicional Chinesa mostram que não existe um padrão único relacionado ao ganho de peso.
A fitoterapia chinesa pode ajudar, auxiliando a tratar os padrões de desarmonia e trazendo equilíbrio para apoiar os esforços para a perda de peso.
O primeiro passo é certificar-se de que o Qi do Baço é forte e capaz de fazer seu trabalho e que a digestão geral é ideal. O Baço forte pode ajudar significativamente na perda de peso, fornecendo energia e ajudando o corpo a acessar os nutrientes adequados.
O segundo passo é considerar que a Medicina Tradicional Chinesa vê o excesso de peso como umidade. Dessa forma, drenar a Umidade ajuda a tonificar o Baço e pode eliminar desequilíbrios que impedem a perda de peso.
O terceiro passo é buscar o equilíbrio das emoções e do estresse, auxiliando a controlar qualquer estagnação do Qi. Meditar e ter uma cabeça calma pode causar um impacto positivo na perda de peso.
O quarto passo é dormir profundamente e realmente descansar. Uma boa noite de sono melhora todas as áreas de sua saúde. Neste sentido, tonificar o Sangue e o Yin ajuda no sono profundo e limpa qualquer estagnação ou Calor que possa estar no caminho, o que ajudará a construir energia e equilíbrio, ajudando na perda de peso.
O quinto passo é equilibrar todas as condições e temperatura restantes, ajustando as deficiências e excessos, com a escolha de alimentos e/ou ervas adequados.
#fitoterapia #mtc #acupuntura #terapiascomplementares #medicinaintegrativa #perdadepeso #emagrecimentosaudável
Referências bibliográficas:
Chauhan, C. Chinese Herbal Medicine for Begignners - Over 100 Remedies for Wellness and Balance. Rockridge Press. Emeryville, California. 2020
Yang Y.Chinese Herbal Medicines - Comparisons and Characteristics. Churchill Livingstone. 2010
Comments