O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.
A erva-carapau é uma planta herbácea nativa da Ásia. Cresce em áreas pantanosas, rios e em geral onde há água abundante. É considerada uma espécie invasora, sendo muito difícil de erradicar uma vez que colonizou a área. Pode dizimar a vida aquática devido à falta de oxigênio que causa. Do ponto de vista medicinal, é usado como antidiarreico eficaz e em uso externo para problemas de pele.
Nome científico: Lythrum salicaria.
Nomes comuns: abre-o-sol, quebra-arado, vassourinha, erva-da-vida, erva-carapau, salgueirinha, salicária, salgueirinha-roxa.
Parte da planta utilizada: flores.
Composição: taninos.
Ação farmacológica: antisséptica, cicatrizante.
Indicações: diarreia, eczema.
Contraindicações: problemas de estômago.
Advertências: usar sempre fora das refeições.
Modo de emprego:
Uso interno: ferva 1/4 litro de água e despeje sobre 2 colheres de chá de erva-carapau. Deixe em infusão por 10 minutos. Tome 2-3 xícaras por dia.
Uso externo: ferva 50 gramas de erva-carapau em 1 litro de água. Depois de frio, aplique na área usando compressas ou gaze.
#fitoterapia #ervacarapau #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais
Referência bibliográfica:
López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017
Comments