Dietética Chinesa - Frutas
As frutas têm um sabor doce, azedo e ocasionalmente amargo. Sua natureza térmica é principalmente fresco ou frio; para alguns tipos de frutas, é neutra e quente. As frutas devem ser consumidas principalmente durante as estações mornas e quentes, uma vez que esfriam as condições de calor, reabastecem os fluidos corporais e umedecem a secura.
Na Medicina Tradicional Chinesa, a fruta é um complemento nutricional para os grãos e apoia a formação e preservação de fluidos corporais. Durante a estação fria, frutas altamente frias, como bananas, laranjas e limões, devem ser evitadas para evitar o desenvolvimento de frio no corpo.
Para tratar o excesso (pessoa robusta, voz alta, sensação de calor, hiperatividade, características coléricas, extrovertida, língua com saburra espessa, pulso repleto): maçã, frutas cítricas, abacaxi, tangerina.
Para tratar a deficiência (pessoa fraca, voz fraca e quieta, tremores, sensação de cansaço e de exaustão, língua inchada, pulso fraco): cerejas, uvas vermelhas.
Para tratar o calor (rosto vermelho, sede de bebidas frias, agravamento da condição e dor devido ao calor, língua vermelha, pulso rápido): frutas cítricas, kiwi, melancia, abacaxi, maçã.
Para tratar a secura (boca e lábios secos, mãos rachadas, mucosas secas): pera, banana, kiwi.
Referência:
Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004
Komentar