Deficiência de Sangue do Fígado (Gan Xue Xu)
Esse sintoma geralmente aparece em combinação com a deficiência de Yin do Fígado.
Diagnóstico ocidental
Anemia, neuroses, distúrbios menstruais, como dismenorreia e amenorreia.
Sintomas: vertigem, visão turva, olhos secos, pele opaca, palidez pronunciada, cegueira noturna, fraqueza geral, dormência das extremidades, tremores, cãibras, distúrbios menstruais como amenorreia, insônia.
Causas
Dieta: excesso de alimentos excessivamente picantes e quentes enfraquece o Yin do corpo. Alimentos muito frios reduzem o Qi do Baço e inibem a formação de sangue.
Geral: perda de sangue, por exemplo, durante cirurgia ou parto. Atividade exagerada à noite, quando o Fígado armazena e regenera o sangue. O Sangue é uma substância Yin importante, construída principalmente pela boa função do Baço, mas também pela boa função do Rim. Impactos negativos prolongados nos três órgãos (Baço, Rim e Fígado) resultam em deficiência de Sangue.
Como o Sangue é o meio de transporte para o Qi, a deficiência de Sangue enfraquece todo o corpo. Problemas nos tendões, músculos e unhas resultam da desnutrição causada pela falta de Sangue. O Sangue é o “leito de descanso” para o espírito (Shen), que não pode ser firmemente ancorado pela deficiência de Sangue no Fígado, desenvolvendo sintomas como insônia, sonambulismo e instabilidade mental.
Terapia
Tonificar o Sangue do Fígado: BP10, BP6, B17, B18, F8
Tonificar o Yin do Rim: R3, R6, BP6
Tonificar o Qi do Baço: BP3, B20, B21
Evitar
Natureza térmica: alimentos quentes
Métodos de cozimento: aquecimento, .
Sabores: todos os alimentos amargos, especialmente os sabores amargo-morno e amargo-quente. Sabores picante-morno e picante-quente, uma vez que estes secam o sangue.
Chá preto, cacau, especiarias picantes, como alho, gengibre, pimenta, curry, canela, etc.
Bebidas energeticamente quentes, como café, bebidas de alto teor alcoólico e chá de iogue.
Recomendações
Método de cozimento: resfriamento
Sabores: doce-neutro, doce-morno, azedo-neutro, azedo-fresco
Grãos: amaranto, arroz
Legumes: todos os legumes termicamente neutros e refrescantes, especialmente os de cor vermelha, como beterraba, repolho roxo, cenoura, espinafre e erva-doce
Carne: aves de capoeira, fígado de aves, carne bovina, caldo de carne, fígado bovino, fígado de vitela, fígado de cordeiro (fígado de preferência de animais criados organicamente)
Peixes e frutos do mar: ostras, mexilhões, polvo, enguia
Frutas: frutas vermelhas, como uvas, cerejas, ameixas
Nozes e sementes: gergelim, sementes de girassol
Bebidas: suco de beterraba, suco de cereja, suco de ameixa, chá vermelho (chá de rosa mosqueta e hibisco), suco de uva vermelha, vinho tinto com moderação
Referência:
Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004
Comments