Laogong - Pericárdio 8 (Circulação-Sexo 8)
Palácio da Labuta
Ponto ying-fonte do canal do Pericárdio
Ponto Fogo do canal do Pericárdio
Ponto fantasma de Sun Si-miao
Localização
Entre o segundo e o terceiro metacarpo, proximal à articulação metacarpofalângica, em uma depressão no lado radial do terceiro osso metacarval.
I. Este ponto pode estar localizado no local onde a ponta do dedo médio cai quando o punho é fechado;
II. Algumas fontes clássicas localizam esse ponto no lado ulnar do terceiro osso metacarpo, onde a ponta do dedo anelar cai quando o punho é fechado.
Agulhamento
Inserção perpendicular 0,5 cun.
Ações
Limpa o calor do Pericárdio e revive a consciência
limpa o calor do Coração e acalma o espírito
Harmoniza o Estômago e elimina o calor do Jiao médio
Limpa o nível nutritivo e esfria o sangue
Indicações
Febre, coma, perda de consciência, doença febril acompanhada de sudorese que persiste por dias, insolação, hipertensão.
Epilepsia, mania-depressão, medo, tristeza, propensão à raiva, apreensão, distúrbio do Zang inquieto, riso incessante.
Dor no coração, dor no peito e região costal lateral, tosse.
Erosão da boca e língua (em crianças), úlceras na boca, mau hálito, dificuldade de ingestão, vômitos, massas hipogástricas (ji ju).
Vômito de sangue, sangramento nasal incessante, sangue nas fezes, hemorróidas, urina escura, icterícia, olhos amarelos, dor de garganta.
Tremor da mão, eczema e tinea da mão, descamação da pele da mão, calor na palma da mão, suor nas palmas, obstrução dolorosa da mão.
Comentários
Laogong CS8 é o ying-fonte e o ponto de fogo do canal do Pericárdio. Segundo o Clássico dos Dificuldades, os pontos ying-fonte são indicados para "calor no corpo". Laogong CS8 é um ponto poderoso para reavivar a consciência e acalmar o espírito nos casos em que o calor 'colapsa' no Pericárdio durante o curso de doenças febris, levando à perturbação das emoções e, em casos graves, ao coma.
Existem duas discussões principais sobre a relação do Coração e do canal do Pericárdio no Pivô Espiritual. Nesta data inicial, está claro que o canal do Pericárdio era considerado o canal principal que ligava e tratava o próprio Coração e, de fato, dizia-se que o canal do Coração não tinha pontos shu próprios, Laogong CS8 sendo listado como o ying-fonte e o ponto de fogo do canal do Coração. Portanto, não é usado apenas para limpar o calor febril do Pericárdio, o 'envoltório do Coração', mas é um dos principais pontos para limpar o fogo do Coração gerado pela desarmonia interna. O fogo do Coração pode resultar de vários fatores diferentes, mas devido à estreita relação dos canais jueyin do Pericárdio e do Fígado, o Laogong CS8 é particularmente indicado quando o fogo do Fígado estagnado é transmitido ao Coração. Se o fogo do Coração agitar o espírito, haverá várias manifestações de desarmonia psicoemocional, como mania-depressão, propensão à raiva, riso incessante e epilepsia.
Como Daling CS7, Laogong CS8 também é capaz de fortalecer o espírito e é indicado para manifestações de deficiência como medo, tristeza e apreensão.
Se o fogo do Coração condensar os fluidos corporais, pode gerar fleuma, e quando isso é combinado com o vento provocado pelo Yang do Fígado, o vento-fleuma resultante pode dar origem a epilepsia ou insolação. A importância do Laogong CS8 no tratamento da epilepsia e também da mania-depressão se reflete em sua inclusão (sob seu nome alternativo de Guicu 'Caverna Fantasma') por Sun Si-miao em seus 'treze pontos fantasmas' para o tratamento de estas condições.
O Coração floresce na língua e o Baço se abre na boca. As úlceras na boca e na língua são diferenciadas em seis padrões principais:
I. Fogo do coração,
II. Calor latente no Baço e no Estômago,
III. Deficiência de Yin do Rim e do Coração,
IV. Deficiência de Qi do Baço complicada com calor,
V. deficiência de sangue com calor seco e
VI. Deficiência de Yang do rim.
Laogong CS8 é indicado para ulceração ou erosão da boca e língua de qualquer um desses padrões, especialmente quando o calor está envolvido.
Os canais primário e divergente do Pericárdio passam através do diafragma para o jiao médio e inferior e o canal do Pericárdio é acoplado interior-exteriormente ao canal Sanjiao. Como muitos pontos do canal do Pericárdio, portanto, Laogong CS8 também tem uma forte ação no jiao médio e é indicado nos casos em que o fogo interrompe a descida do Qi do Estômago, resultando em mau hálito, vômito e ingestão difícil.
Em comum com Quze CS3, Daling CS7 e Zhongchong CS9, Laogong CS8 limpa o calor dos níveis nutritivos e sanguíneos. Portanto, pode ser usado quando o calor febril no nível do sangue leva a distúrbios hemorrágicos imprudentes, como vômitos com sangue, sangramento nasal, sangue nas fezes etc. que afetam a palma da mão, como eczema, tinea e descamação, bem como calor e suor anormal das palmas. Também é indicado para obstrução dolorosa das mãos e tremores nas mãos.
Na prática de qigong, Laogong CS8 pode ser pensado como espelhamento de Yongquan R1 nas solas dos pés. É uma prática comum 'respirar através' de qualquer um desses pontos, e focar e construir o Qi em Laogong CS8 é um pré-requisito para emitir qi no tratamento da doença pela terapia de qigong.
Finalmente Laogong CS8 é citado na Canção das Nove Agulhas para Retorno do Yang para o tratamento do colapso do Yang caracterizado por perda de consciência, aversão ao frio, contrafluxo frio dos membros, lábios roxos etc.
Combinações
Os cinco tipos de epilepsia: Laogong CS8 e Yongquan R1 (Doenças Diversas).
0 Risos incessantes: Laogong CS8 e Daling CS7 (Suplementando a Vida).
Opressão do Coração: Laogong CS8 e Daling CS7 (Ode do Dragão de Jade).
Hemorragia nasal incessante: Laogong CS8, Kouheliao IG19 e Duiduan VG27 (Suplementando a vida).
Úlceras na boca: Laogong CS8 e Chengjiang VC24 (Compilação).
0 Erosão, calor e secura da boca: Laogong CS8, Shaoze ID1, Sanjian IG3 e Taichong F3 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Dor na garganta: Laogong CS8, Fengfu VG16 e Tianchuang ID16 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Ingestão difícil: Laogong CS8, Yanggang B48, Qimen F14 e Shaoshang P11 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Vômito: Laogong CS8 e Shaoshang P11 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Referências bibliográficas:
Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008
Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004
Bem interessante