Jiquan - Coração 1
Fonte Externa
Localização
Na depressão no centro da axila.
Este ponto está localizado com o braço abduzido. Deslize o dedo para cima na parede lateral do tórax entre os dois grupos musculares (grande dorsal posteriormente e peitoral maior anteriormente) na depressão no ponto mais alto da cavidade axilar.
Agulhamento
Inserção perpendicular (na direção de Jianjing VB21) 0,5 a 1 cun, evitando a artéria axilar.
Atenção: a inserção medial em direção ao tórax pode perfurar o pulmão.
Ações
Desata o peito
Ativa o canal e beneficia o braço
Indicações
Obstrução dolorosa no coração, dor no coração com ânsia de vômito, dor no peito, falta de ar, distensão e plenitude da região costal lateral, tristeza e ansiedade, palpitações, agitação com sede e garganta seca.
Incapacidade de levantar o ombro, dor na axila, escrófula, dormência e obstrução dolorosa do membro superior, contrafluxo de inversão do cotovelo e braço, frio e dor no cotovelo e braço, perda de uso dos quatro membros, olhos amarelos.
Comentários
Jiquan C1 é o primeiro ponto do canal do Coração, onde o Qi emerge do Coração e seus vasos sanguíneos circundantes. Localizado no centro da axila, é o ponto de comunicação entre o Coração e o tórax, por um lado, e o braço, por outro, e tem ação em ambas as regiões.
No tórax e região costal lateral promove a movimentação do Qi e alivia a dor, sendo indicado para distensão e plenitude da região costal lateral, dor torácica e falta de ar. No próprio Coração, trata a dor que se manifesta como obstrução dolorosa do Coração e dor no Coração com ânsia de vômito.
Quando o Yang do Coração declina, com estase sanguínea concomitante, o Qi e o sangue são incapazes de manter sua circulação através dos canais e vasos do braço, causando dormência, enquanto se a função de aquecimento do Yang for prejudicada, haverá frieza e dor. Ao promover a circulação do Qi e do sangue por todo o braço, o Jiquan C1 é capaz de tratar esses distúrbios.
A região axilar pode ser vista como uma porta de entrada para a circulação de Qi e sangue através do braço, implícita no nome 'SFonte Externa'. Na prática de qigong e na meditação, manter a axila ligeiramente aberta é vital para manter o fluxo livre de qi e sangue através do membro superior. Por esta razão, diz-se que se deve ficar em pé ou sentar-se com espaço suficiente na axila "para segurar um ovo". Como resultado, mesmo em períodos de longa quietude, o braço e as mãos permanecerão quentes.
Combinações
Dor no coração com ânsia de vômito, agitação e plenitude: Jiquan C1 e Ximen CS4 (Suplementando Vida).
Garganta seca: Jiquan C1, Taiyuan P9, Pianli IG6, Taichong F3 e Tiantu VC22 (Suplementação de Vida).
Perda de uso dos quatro membros: Jiquan C1, Riyue VB24 e Pishu B20 (Suplementação de Vida).
Referências bibliográficas:
Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008
Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004
Comments