Xiehai - Baço-Pâncreas 10
Mar de Sangue
Localização
2 cun proximal à borda superior da patela, na depressão dolorosa na protuberância do músculo vasto medial, diretamente acima do Yinlingquan BP9.
I. Coloque a base da palma da mão direita na borda inferior da patela esquerda do paciente, com os dedos e o polegar totalmente estendidos e o polegar a 45° do dedo indicador. Este ponto é encontrado abaixo da ponta do polegar, diretamente acima de Yinlingquan BP9;
II. Localize a altura de uma patela (2 cun) acima da borda superior da patela, na depressão sensível diretamente acima de Yinlingquan BP9.
Agulhamento
Inserção perpendicular ou oblíqua 1 a 1,5 cun.
Ações
Revigora o sangue e dissipa a estase
Esfria o sangue
Harmoniza a menstruação
Beneficia a pele
Indicações
Menstruação irregular, dismenorreia, amenorreia, sangramento uterino, sangramento uterino contendo coágulos, sangramento uterino súbito, Qi pós-parto e deficiência de sangue.
Urticária, eczema, erisipela, herpes zoster, feridas quentes dolorosas, ulceração e coceira do escroto, dor e coceira dos genitais.
Leucorréia, os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa, disfunção urinária dolorosa do Qi, disfunção urinária dolorosa no sangue, dor do aspecto interno da coxa.
Comentários
O nome de Xuehai BP10 (Mar de Sangue) reflete seu papel preeminente no tratamento de vários distúrbios no nível do sangue. É geralmente reconhecido como tendo duas ações principais:
I. revigorar o sangue e dissipar a estase, e
II. esfriar o sangue.
Essas duas ações encontram sua expressão em sua capacidade de tratar uma ampla gama de distúrbios ginecológicos e dermatológicos devidos à estase sanguínea ou ao calor no sangue.
No que diz respeito à ginecologia, a menstruação normal depende de vários fatores, incluindo a boa circulação do sangue. O comprometimento da circulação sanguínea e a consequente estase podem ser devido a uma variedade de causas, incluindo estagnação ou deficiência de Qi, lesão traumática, hemorragia, penetração de frio ou calor, doença crônica ou fatores emocionais, e podem dar origem a muitos distúrbios menstruais diferentes. Estes incluem dismenorreia e sangramento uterino caracterizados por dor fixa intensa e descarga de sangue escuro ou coagulado, e amenorreia acompanhada de distensão e dor, língua roxa e pulso agitado. Por outro lado, se o calor entrar no nível sanguíneo, mais frequentemente devido ao calor gerado internamente pelo Fígado ou Coração ou pelo consumo excessivo de alimentos excessivamente aquecidos, então podem surgir duas condições principais: o movimento do sangue pode tornar-se imprudente e transbordar, levando a sangramento uterino profuso ou, menos comumente, o calor pode dessecar o sangue, levando à amenorreia. Em ambos os casos, haverá sinais de calor, como língua vermelha seca e pulso rápido.
De fato, tanto o resfriamento do sangue quanto as propriedades revigorantes do sangue do Xuehai BP10 se unem em sua capacidade de tratar o sangramento uterino. O calor do sangue é o padrão de sangramento uterino mais comumente visto, mas, além de resfriar o sangue, o tratamento deve enfatizar a resolução da estase, uma vez que qualquer sangramento patológico pode levar ao acúmulo e estagnação do sangue extravasado. Isso é expresso na medicina chinesa dizendo "onde há hemorragia há estase". A estreita inter-relação entre o calor do sangue e a estase do sangue é ainda mais ilustrada pelo fato de que o calor do sangue pode condensar e secar o sangue dando origem à estase, como afirma o Tratado sobre Epidemia de Doenças Febris Quentes, "Porque o fogo estagnado latente evapora o fluido do sangue , o sangue ferve e forma estase".
Algumas autoridades atribuem ainda propriedades nutritivas do sangue ao Xuehai BP10 e o incorporam em prescrições para o tratamento de deficiência de sangue. À luz da preeminência do Xuehai BP10 em revigorar o sangue, esta ação reflete o ditado na medicina chinesa "se a estase do sangue não for transformada, o sangue novo não pode ser gerado. Isso se refere a situações em que a estase do sangue se acumulou fora dos canais, levando diretamente à deficiência de sangue, pois não há mais sangue suficiente para nutrir o corpo. Esse padrão complexo de hemorragia com consequente estase de sangue e deficiência de sangue é comumente encontrado após o parto e sangramento uterino profuso.
No que diz respeito à dermatologia, a desarmonia sanguínea muitas vezes desempenha um papel central. Os principais padrões dermatológicos tratados pelo Xuehai BP10 são calor no nível sanguíneo caracterizado por lesões vermelhas e estase sanguínea caracterizada por lesões roxas. Xuehai BP10 também pode ser usado para a deficiência concomitante de sangue e estase observada, por exemplo, em eczema com espessamento da pele (liquenificação) ou neuralgia pós-herpética. Xuehai BP10 também pode ser usado para tratar as manifestações do vento em doenças de pele, sendo a mais importante a coceira intolerável. Isso ilustra o ditado da medicina chinesa "para tratar o vento, primeiro trate o sangue; uma vez que o sangue se mova, o vento será dissipado".
Embora a ação de Xuehai BP10 em revigorar e resfriar o sangue seja classicamente confinada às duas principais áreas da ginecologia e dermatologia, existem de fato relativamente poucos pontos de acupuntura capazes de tratar o sangue diretamente. Por esse motivo, sua aplicação pode ser estendida a qualquer distúrbio do corpo com essas patologias. Assim, a Canção dos Pontos Primários dos Quatorze Canais diz que "Xuehai BP10 pode tratar todas as doenças do sangue".
Combinações
Menstruação irregular: Xuehai BP10 e Diji BP8 (Cem Sintomas).
Amenorreia: Xuehai BP10 e Daimai VB26 (Suplementação de Vida).
Os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa: Xuehai BP10 e Qihai VC6 (Cem Sintomas).
Os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa: Xuehai BP10 e Dadun F1 (Canção dos Pontos).
Urticária: Xuehai BP10, Fengmen B12, Quchi IG11 e Weizhong B40.
Referências bibliográficas:
Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008
Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004