Bases gerais para o tratamento do excesso de Yin e Umidade pela dietética chinesa
- Dr. Sergio Akira Horita
- 23 de fev.
- 2 min de leitura

O excesso de Yin é geralmente causada por uma dieta pobre e insuficiente. Consumir muitos produtos Yin esfria o corpo, prejudica o Qi do baço e causa umidade. Esta síndrome pode piorar devido a deficiência do Baço-Pâncreas e, com o tempo, pode levar a distúrbios da fleuma. A reposição de Yin reduz a energia Yang do corpo.
Sintomas
Fadiga; movimentos lentos; mãos frias; sensação de peso dentro do corpo, bem como nos braços e pernas; dor de cabeça que o paciente geralmente descreve como a "sensação de que está usando um capacete"; tendência a diarreia, inchaço, retenção de água nos braços, nas pernas e no rosto; uma disposição melancólica, depressão; obesidade.
Causas
Causas gerais: fatores gerais que podem causar deficiência de Qi no Baço-Pâncreas e deficiência geral de Yang, como esforço excessivo, insônia.
Causas alimentares: ingestão irregular de alimentos; refeições apressadas comidas sob estresse; refeição principal no final da noite; excesso de alimentos crus, saladas e laticínios que produzem muita umidade e mucosidade.
Prevenção
Lidar, da melhor forma, com o estresse e os desafios da vida cotidiana, mantendo-se saudável, requer uma dieta saudável e de suporte.
Hábitos alimentares saudáveis devem ser desenvolvidos para sustentar a energia necessária para enfrentar as demandas da vida cotidiana e estabelecer um estado de saúde equilibrado.
Evitar:
Alimentos Yin; alimentos úmidos, especialmente laticínios; frutas e vegetais crus; excesso de sabores doces; refeições apressadas e irregulares; refeição principal no final da noite; café da manhã inadequado; muita gordura e óleo.
Recomendado:
Alimentos e métodos de cozimento moderadamente quentes .
Para umidade e mucosidade, especialmente sabores amargos e quentes, mas também doces-mornos, salgados-mornos, mornos-refrescantes, além de todos os sabores neutros.
Ingestão moderada de alimentos quentes.
Outros alimentos interessantes: gengibre, alho-poró, peras, cerejas, carpa, milho.
Referência:
Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004
コメント