Medicina Tradicional Chinesa - o que você precisa saber
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma forma de medicina tradicional milenar, na qual seus praticantes usam várias abordagens psicológicas e/ou físicas (como acupuntura e tai chi), bem como produtos fitoterápicos para tratar problemas de saúde.
Acupuntura
A acupuntura é uma técnica na qual os praticantes estimulam pontos específicos do corpo , geralmente inserindo agulhas finas na pele. A escolha destes pontos é estabelecida após a avaliação e o diagnóstico feita pelo profissional habilitado.
Estudos sugerem que a acupuntura estimula a liberação de analgésicos naturais do corpo e afeta áreas do cérebro envolvidas no processamento da dor; no entanto, alguns estudos sugerem que a acupuntura real e a acupuntura simulada são igualmente eficazes, sugerindo um efeito placebo. Os resultados de vários estudos, no entanto, mostram que a acupuntura real pode ajudar a aliviar tipos de dor que geralmente são crônicas, como dor lombar, dor no pescoço, osteoartrite / dor no joelho e síndrome do túnel do carpo. Também pode ajudar a reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais e prevenir dores de cabeça de enxaqueca.
Tai Chi
O tai chi combina certas posturas, movimentos suaves, foco mental, respiração e relaxamento. Os resultados das pesquisas científicas sugerem que praticar tai chi pode melhorar o equilíbrio e a estabilidade em pessoas mais velhas e com doença de Parkinson, reduzir a dor da osteoartrite do joelho, ajudar as pessoas a lidar com fibromialgia e dores nas costas, promover a qualidade de vida e melhorar o humor em pessoas com insuficiência cardíaca.
Produtos fitoterápicos chineses
Os produtos fitoterápicos chineses foram estudados para muitos problemas médicos, incluindo acidente vascular cerebral, doenças cardíacas, distúrbios mentais e doenças respiratórias (como bronquite e resfriado comum), e uma pesquisa realizada nos Estados Unidos da América mostrou que cerca de um em cada cinco estadounidenses os usa. Como muitos estudos foram de baixa qualidade, nenhuma conclusão firme pode ser feita sobre sua eficácia.
Segurança da Medicina Tradicional Chinesa
Relatórios e estudos de produtos fitoterápicos usados na MTC encontraram uma variedade de problemas de segurança.
Alguns produtos fitoterápicos chineses foram encontrados contaminados com material vegetal ou animal não declarado; medicamentos (como o anticoagulante varfarina e o agente anti-inflamatório não esteróide diclofenaco); metais pesados (como arsênico, chumbo e cádmio); pesticidas ou compostos chamados sulfitos, que podem causar asma ou reações alérgicas graves; ou ervas incorretas, algumas das quais causaram danos aos órgãos.
Por isso, conhecer a fonte dos produtos fitoterápicos e/ou seguir a recomendação dos profissionais prescritores pode ser importante.
Relativamente poucas complicações do uso da acupuntura foram relatadas. Ainda assim, complicações resultaram do uso de agulhas não estéreis e aplicação inadequada de tratamentos. Quando não administrada adequadamente, especialmente por profissionais não habilitados, a acupuntura pode causar sérios efeitos adversos, incluindo infecções, órgãos perfurados, colapso pulmonar e lesões no sistema nervoso central.
Tai chi e uma técnica semelhante chamada qigong parecem ser práticas seguras. Embora seja improvável que o tai chi resulte em lesões graves, ele pode estar associado a pequenas dores. As mulheres grávidas devem conversar com seus profissionais de saúde antes de iniciar tai chi, qigong ou qualquer outro programa de exercícios.
Se você está considerando utilizar alguma abordagem da Medicina Tradicional Chinesa, certifique-se de discutir isso com seus profissionais de saúde.
Não utilize as abordagens da Medicina Tradicional Chinesa para substituir ou atrasar a procura pelos tratamentos convencionais.
Se você tem um problema de saúde, converse com seu médico, para que ele possa estabelecer um diagnóstico e propor o tratamento mais adequado.
Existem muitos médicos que possuem formação em Medicina Tradicional Chinesa, conhecimento que está incluído no currículo dos médicos com título de especialista em acupuntura pela Associação Médica Brasileira e pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura.
Informações adaptadas de: National Institutes of Health - National Center for Complementary and Integrative Health. Traditional Chinese Medicine: What You Need To Know. Disponível em: <https://www.nccih.nih.gov/health/traditional-chinese-medicine-what-you-need-to-know> Acesso em 23 Mar 2023